Portugal assume a presidência do PGEU

11 Junho 2019
Portugal assume a presidência do PGEU
O farmacêutico Duarte Santos, membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF), foi hoje nomeado presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) para o ano de 2020. A Assembleia Geral do PGEU realizada em Cracóvia, na Polonia, aprovou a candidatura nacional, apresentada conjuntamente pela Ordem dos Farmacêuticos e a Associação Nacional das Farmácias.

Duarte Santos revelou-se "verdadeiramente honrado por ter sido nomeado presidente do PGEU para 2020".

"A prática farmacêutica está a evoluir rapidamente e a alterar o seu foco: da dispensa de medicamentos para os cuidados diferenciados e serviços inovadores. O papel do PGEU passa por apoiar os seus membros neste processo de mudança, servindo de plataforma para partilha das melhores práticas e recolha de evidência robusta sobre o valor acrescentado dos serviços farmacêuticos para os sistemas de saúde", disse no discurso de eleição.

"Assegurarei que o PGEU disponibilizará a todos os farmacêuticos comunitários europeus as ferramentas necessárias para responder aos desafios e oportunidades que o setor enfrenta atualmente, incluindo as faltas de medicamentos, a digitalização, Big Data, a implementação da legislação sobre medicamentos falsificados e dos novos regulamentos europeus sobre dispositivos médicos e medicamentos veterinários. Assegurarei também que o PGEU continua a esforçar-se para a colaboração interprofissional, trabalhando em estreita colaboração com outras organizações de profissionais de saúde da UE", referiu Duarte Santos, reafirmando o desígnio de "levar a voz dos farmacêuticos comunitários para as políticas europeias".

O novo presidente do PGEU completou em 2008 o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. É proprietário de uma farmácia em Lisboa, da qual é desde o início responsável pela prestação de cuidados aos utentes e pela gestão. Foi presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) entre 2011 e 2015 e é membro da Direção da ANF desde Maio de 2013, tendo assumido diversas funções de gestão de áreas e projetos, em que se incluem a representação internacional da ANF, as relações institucionais desta associação com a Academia e as associações de estudantes, e a direção da revista Farmácia Portuguesa. Desde 2014, é professor convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

O PGEU é a associação europeia que representa mais de 400.000 farmacêuticos comunitários. Os seus membros são as associações nacionais e as entidades profissionais de farmacêuticos em 31 países europeus, incluindo Estados-Membros da UE, membros do Espaço Económico Europeu e da EFTA, e países candidatos à UE. A Delegação portuguesa ao PGEU é formada pela Ordem dos Farmacêuticos e pela Associação Nacional das Farmácias.

Consulte aqui o press-release.