Presidente da Delegação Regional e deputada social democrata analisam abastecimento de medicamentos na Madeira

04 Junho 2018
O presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Farmacêuticos, Bruno Olim Ferreira, e a deputada social-democrata à Assembleia da República, Sara Madruga da Costa, estiveram reunidos no dia 1 de junho, na sede da Delegação Regional da Madeira, no Funchal, para analisar o abastecimento e acesso ao medicamento na região autónoma.

Os dois responsáveis trocaram algumas impressões sobre os constrangimentos no transporte de medicamentos para a ilha da Madeira, especialmente sentidos em períodos de greve nos transportadores aéreos ou nos portos de embarcações, mas também durante devido ao mau tempo e cancelamento de voos.

Para o presidente da delegação regional, "é necessário agilizar e melhorar a legislação nacional no que diz respeito ao transporte de medicamentos urgentes para evitar os constrangimentos advenientes da nossa condição ultraperiférica”, disse Bruno Olim Ferreira, citado pela comunicação social local.

A deputada considerou também "necessário legislar no sentido de assegurar um corredor prioritário, em situações excecionais para o transporte aéreo urgente de medicamentos para a Região. Neste momento há um vazio legal e a necessidade de o Estado assegurar que em caso de greve, cancelamento e mau tempo, os medicamentos serão entregues e disponibilizados aos madeirenses nas mesmas condições que no resto do continente”, defendeu Sara Madruga Costa.