Presidente da República visitou farmácia afetada pelos incêndios há um ano

17 Outubro 2018
Presidente da República visitou farmácia afetada pelos incêndios há um ano
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem os concelhos afetados pelos grandes incêndios que assolaram o país em outubro do ano passado. O percurso envolveu passagem pelas instalações provisórias da Farmácia Lajeosa, cedidas pela Junta de Freguesia local. O chefe de Estado contactou a com equipa de colaboradores e população, ouviu testemunhos sobre o trabalho desenvolvido pela farmácia junto da comunidade ao longo do último ano e visitou as obras das futuras instalações, que devem estar concluídas em abril de 2019.

Marcelo Rebelo de Sousa prometeu regressar para a inauguração da nova farmácia, que está a ser construída com capitais próprios, mas também com a indeminização paga pelo seguro e com o apoio de 194 mil euros do Programa Repor, criado pelo Governo para apoiar as empresas vítimas dos incêndios de 2017.

O proprietário e diretor técnico da farmácia, Hugo Ângelo, agradeceu publicamente o apoio do Presidente, lembrando que as suas palavras, há um ano atrás, "foram o motor e a segurança da inspiração, quando o Presidente disse: 'não basta reconstruir o que foi destruído, é preciso aproveitar esta oportunidade para irmos mais além, porque não vai haver outra oportunidade, se não for agora não será nunca mais'".

"Se alguma vez hesitar em avançar para um segundo mandato, acredite que as suas palavras têm impacto na vida das pessoas e das empresas e para mim foram uma segurança para tomar essa decisão", disse o farmacêutico Hugo Ângelo.

A Farmácia Lajeosa foi uma das farmácias destruídas pelos incêndios de outubro de 2017, mas que retomou prontamente o serviço à população, não deixando de garantir o acesso aos medicamentos e produtos de saúde essenciais para a comunidade local.

No passado mês de setembro, o diretor técnico da farmácia foi homenageado pela Câmara de Tondela com a Medalha de Mérito Municipal. Em junho, foi também distinguido com o Prémio Almofariz para a Figura do Ano, a par da diretora técnica da Farmácia Melo, no concelho de Gouveia, outra das farmácias mais afetadas pelos incêndios no ano passado.