Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos é a Figura do Ano

05 Junho 2019
Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos é a Figura do Ano
Henrique Reguengo, presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF), é a Figura do Ano para a revista Farmácia Distribuição. Uma distinção que reconhece o seu trabalho em prol da instituição e regulamentação da Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde. A 25.ª edição dos Prémios Almofariz juntou mais de 300 pessoas no Casino de Estoril para distinguir o que melhor se faz no setor farmacêutico. A Ordem dos Farmacêuticos foi uma das entidades distinguidas com o Almofariz para o Projeto do Ano, enquanto parceira do projeto TARV II, que alargou a dispensa de medicamentos para o VIH/sida às farmácias comunitárias. Um dos momentos altos da noite foi a homenagem à professora e investigadora Odette Ferreira, primeira Figura do Ano, em 1994, e presença assídua desde então nas cerimónias de entrega dos Prémios Almofariz, que foi agora distinguida, a título póstumo, com o Prémio Carreira.

O presidente do SNF foi distinguido pela liderança do processo negocial que levou à aprovação da Carreira Farmacêutica. Henrique Reguengo destacou e agradeceu o envolvimento de outros colegas na defesa dos direitos dos farmacêuticos, lembrando que a luta pela restituição da Carreira Farmacêutica no SNS tem cerca de 20 anos. Realçou também a importância de instituições fortes e representativas dos profissionais, que garantem maior poder negocial com as autoridades e parceiros.

Nas restantes categorias, a Farmácia Nova de Marco de Canaveses foi premiada com o Almofariz Farmácia do Ano e os Serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta receberam o Almofariz Farmácia Hospitalar do Ano, distinção que conta com o apoio Ordem dos Farmacêuticos. Armando Alcobia, diretor dos Serviços Farmacêuticos, subiu ao palco para receber o prémio, tendo feito questão de chamar também outros elementos da sua equipa que representavam cada uma das categorias profissionais que colaboram com os Serviços Farmacêuticos - Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e Farmacêuticos.

Nas categorias votadas pelas farmácias, o Produto do Ano foi para o Absorvit Smart Neuro Cápsulas, da Farmodiética; o Produto de Dermocosmética do Ano foi o Vichy Liftactiv Collagen Specialist, da Cosmética Activa - L'Oréal Portugal; o Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM) do Ano foi o Antigrippine Trieffect Tosse, da Perrigo, laboratório que recebeu também o Almofariz para Laboratório do Ano.

O prémio Anúncio Profissional do Ano, escolhido por um júri nomeado pela revista Farmácia Distribuição,  foi para o anúncio Reumon, da Bial Consumer Health e da agência Fresh Design.

Esta edição, que comemorou 25 anos de existência, contou com a presença de várias individualidades representando as principais instituições e empresas do setor da saúde e também muitos farmacêuticos de farmácias de todo o país, com cerca de 350 convidados, numa cerimónia conduzida pelos atores Mafalda Luís de Castro e Pedro Acabado.