{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Primeira edição dos Encontros OF foi dedicada à Farmácia Comunitária

28 Outubro 2016
Primeira edição dos Encontros OF foi dedicada à Farmácia Comunitária
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) organizou nos dias 22 e 23 de outubro, em Torres Vedras, a primeira edição dos Encontros OF, uma iniciativa que pretende promover o debate descentralizado sobre os desafios da profissão farmacêutica nos vários ramos de atividade.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) organizou nos dias 22 e 23 de outubro, em Torres Vedras, a primeira edição dos Encontros OF, uma iniciativa que pretende promover o debate descentralizado sobre os desafios da profissão farmacêutica nos vários ramos de atividade. Nesta primeira edição dedicada à Farmácia Comunitária, os participantes ouviram as opiniões de representantes dos reguladores, dos profissionais de saúde, dos doentes e consumidores sobre os serviços farmacêuticos que são disponibilizados à população e refletiram sobre os desafios e oportunidades de melhoria da profissão farmacêutica.

O evento iniciou-se com a apresentação dos resultados de um estudo do Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica Portuguesa, sobre as expetativas dos portugueses face à farmácia.

Após as intervenções dos representantes da DECO e da Plataforma Saúde em Diálogo, coube também aos reguladores – Infarmed, OF, e Direção Geral da Saúde –, apresentarem também a sua visão sobre o futuro da farmácia comunitária e as competências dos farmacêuticos que exercem nesta área.

Ainda durante este período aberto ao debate com entidades externas, coube ao presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) e aos representantes dos médicos e dos nutricionistas evidenciarem a importância da colaboração entre os diferentes profissionais de saúde que contactam com os doentes.

Na segunda parte do Encontro, os participantes foram depois distribuídos em grupos de trabalho, para analisar em pormenor os desafios da profissão farmacêutica em áreas como meios de diagnóstico e serviços de saúde, os medicamentos e serviços farmacêuticos, a prevenção e saúde pública, a colaboração interprofissional e a formação e competências do farmacêutico.

O resultado destas reflexões foi apresentado no encerramento do evento, altura em que foram debatidas algumas ideias e propostas dos participantes.

Em breve, a OF divulgará as conclusões deste Encontro estando igualmente prevista a realização de outros Encontros dedicados a outras áreas do exercício profissional farmacêutico.