Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Programa abem comemora três anos

19 Julho 2019
Programa abem comemora três anos
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento assinala hoje o terceiro aniversário. A data foi comemorada com uma ação voluntariado para requalificação da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, em Moura, no distrito de Beja, em que participaram mais de uma centena de voluntários.

Moura é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio a 201 beneficiários - 10% dos quais, crianças - que têm assim acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

"O Programa abem: tem permitido à população do nosso concelho com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, permitindo-lhe ter uma melhor qualidade de vida”, diz Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura.

O Dia abem reúne, anualmente, voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários.

"Três anos depois de ter sido criado, o Programa abem: é hoje uma referência a nível nacional, tendo chegado a todos os distritos e regiões autónomas do país. É com muita satisfação que vamos a Moura assinalar o nosso aniversário e contribuir com uma ação solidária que irá permitir melhorar a qualidade de vida e do percurso escolar de muitas crianças”, afirma Maria de Belém Roseira, sublinhando o simbolismo da ação num concelho onde a população, como em grande parte do interior do país, está a envelhecer.

Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa já apoiou 9.718 beneficiários, dos quais 15% são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289.745 embalagens de medicamentos.