Programa abem vence Prémio António Sérgio

22 Janeiro 2018
Programa abem vence Prémio António Sérgio
O Programa abem, da Associação Dignitude, recebeu o Prémio Cooperativa e Solidariedade António Sérgio, na categoria Inovação e Sustentabilidade, que distingue projetos com abordagens e soluções inovadoras e sustentáveis para problemas socioeconómicos ou ambientais. A distinção foi entregue numa cerimónia realizada ontem, na antiga igreja de São Francisco, em Coimbra, que contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

Na ocasião, a presidente do Conselho Geral da Associação Dignitude, Maria Belém Roseira, realçou o facto dos medicamentos, num país com rendimentos médios baixos, continuarem a representar uma pressão e um peso importante para os cidadãos. "Muitas pessoas têm capacidade para assegurar o essencial, mas não para despesas extraordinárias, como as despesas com medicamentos”, afirmou.

Foi a pensar nestas pessoas que o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento foi criado, procurando dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento motivados por condições socioeconómicas.

O abem apoia atualmente mais de três mil beneficiários (cerca de 25% dos quais são crianças), aos quais foram dispensadas mais de 50 mil embalagens de medicamentos.

O projeto promovido pela Associação Dignitude resulta de uma parceria entre a Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo com a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.