Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Programa de Troca de Seringas melhora resultado de 2018

12 Novembro 2019
Mais de 670 mil seringas foram distribuídas no primeiro semestre de 2019, um aumento de cerca de 58% face ao período homologo de 2018. Os dados estão incluídos no último relatório deste projeto que foi divulgado ontem na página do Serviço Nacional de Saúde. Também as farmácias tiveram um papel ativo neste resultado, uma vez que registaram um aumento de 7% face a 2018.

O principal aumento registou-se no número de seringas distribuídas pelas Equipas de Redução de Riscos e Minimização de Danos, cerca de 86%.

 O relatório refere ainda uma redução na distribuição de preservativos, menos 26% face ao período homólogo, totalizando as 230 mil unidades.

 O Programa Troca de Seringas tem como objetivo evitar a partilha de agulhas, seringas e outros materiais de consumo, promover comportamentos sexuais seguros, através da utilização consistente do preservativo masculino, diminuir o tempo de retenção de seringas usadas pelos utilizadores e evitar o abandono de seringas e agulhas utilizadas na via pública.