Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Programas de sincronização da medicação com impacto positivo na adesão à terapêutica

08 Fevereiro 2018
Programas de sincronização da medicação com impacto positivo na adesão à terapêutica
Um estudo publicado no Health Affairs vem confirmar os benefícios de programas de sincronização da medicação na adesão à terapêutica. O serviço tem vindo a ganhar popularidade em farmácias norte americanas, em especial junto de utentes mais velhos, por simplificar o levantamento e a gestão da medicação prescrita e por permitir um acompanhamento personalizado e monitorização dos resultados. Os resultados apontam para uma taxa de adesão à terapêutica superior em 8% nos utentes abrangidos por estes programas.

Os autores concluem que os programas de sincronização de medicação levam a uma adesão à terapêutica mais consistente, mas realçam que o preço dos medicamentos continua a ser uma importante barreira à adesão, principalmente em utentes com reformas de baixo valor.

"O estudo demonstra o potencial destes programas para terem um impacto duradouro sobre os resultados dos cidadãos”, dizem os autores. Para o futuro, a investigação neste campo deverá avaliar o benefício dos programas em outras populações, a duração dos efeitos, e se os benefícios se traduzem em redução de custos para os cidadãos e seguradoras”, acrescentam.