Quase 80% da população brasileira automedica-se

06 Junho 2019
Apesar de terem uma prescrição médica, mais da metade dos brasileiros (57%) que tomaram medicamentos nos últimos seis meses se automedicaram, ignorando as orientações de profissionais de saúde. De um modo geral, 77% dos inquiridos automedica-se, revelou um estudo promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que entrevistou 2.074 cidadãos brasileiros.
Segundo o presidente do CFF, Walter João, grande parte deste problema está relacionado com a curta duração das consultas médicas. O utente "sai do consultório com dúvidas, não entende a prescrição, toma da sua maneira ou abandona o tratamento quando se sente melhor”, afirma.

O farmacêutico brasileiro anunciou ainda a elaboração de uma campanha nacional de consciencialização sobre o uso racional de medicamentos e de estímulo do recurso ao farmacêutico em caso de dúvidas sobre a medicação.

Consulte a notícia na íntegra aqui.