{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Quatro farmácias encerradas por casos de infeção por Covid-19

20 Março 2020
Quatro farmácias encerradas por casos de infeção por Covid-19
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) revelou hoje que existem quatro farmácias encerradas por se terem registado casos de infeção por Covid-19 entre os membros das suas equipas.
Duas destas unidades são do distrito do Porto, que suspenderam atividade a 12 de março, as outras são dos distritos de Aveiro e Lisboa, e encerraram na última segunda-feira, 16 de março.

Em qualquer dos casos, a decisão de encerramento teve por base as orientações dos delegados de saúde que acompanharam as situações.
"Estes casos reforçam a necessidade das medidas de proteção das equipas que têm sido tomadas pelas farmácias”, refere o secretário-geral da ANF, Nuno Flora, citado em comunicado. 

A ANF apela aos cidadãos com sintomas suspeitos que contactem primeiro a linha SNS24. Sugere também um planeamento das visitas às farmácias, elaborando uma lista dos medicamentos que pretendem, organização das receitas em papel e preparação das mensagens de telemóvel com as receitas eletrónicas. 

"Sempre que possível, devem contactar previamente a sua farmácia pelo respetivo telefone ou e-mail”, diz ainda o comunicado. 
Os utentes devem também respeitar a distância de segurança para os postos de atendimento e para os outros cidadãos que estão nas filas, seguindo as indicações dos farmacêuticos. "Os portugueses têm sido de um grande civismo e assim deve continuar a ser, para garantirmos que a rede de farmácias continua em funcionamento pleno em todo o território”, apela o responsável da ANF.