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Questões frequentes sobre a entrega de medicamentos hospitalares
06 Maio 2020O serviço pode ser solicitado pelos utentes que habitualmente obtinham a sua medicação no hospital em que são assistidos, contactando o próprio hospital, as associações de doentes, a farmácia da sua preferência ou a Linha 1400.
Em qualquer dos casos, a LAF assegura a validação da terapêutica e a autorização do hospital, encaminhado a solicitação para a farmácia escolhida pelo utente. A farmácia receberá o respetivo kit (que inclui o medicamento e a informação associada à dispensa e dirigida ao utente), devendo o farmacêutico responsável por este serviço assegurar o contacto com o doente e a dispensa com as adequadas garantias de confidencialidade aplicáveis ao sigilo profissional farmacêutico.
O procedimento envolve também o registo informático da dispensa destes medicamentos confiados pelos hospitais às farmácias e a comunicação à LAF para notificação aos hospitais.
A LAF articula ainda os contactos adicionais com o hospital para esclarecimento de dúvidas dos utentes e a referenciação de situações que careçam de conhecimento pelo respetivo médico.
Com pouco mais de um mês de atividade, estão envolvidos neste serviço disponibilizado gratuitamente pelos operadores do circuito do medicamento, com o apoio das Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos, 33 hospitais, 2.069 farmácias e 20 associações de doentes, tendo sido aprovados 9.848 processos e efetuados 3.738 atos de dispensa de medicamentos através das farmácias comunitárias.
Clique para consultar as Questões Frequentes sobre a dispensa de medicamentos hospitalares através das farmácias comunitárias e ao domicílio.