Reguladores analisam oportunidades de colaboração

24 Maio 2023
Reguladores analisam oportunidades de colaboração
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) esteve ontem reunido com o novo Conselho de Administração da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) composto por Pimenta Marinho, Franklim Marques e Mariana Mota Torres, em funções desde o passado mês de fevereiro. Desde então, os dirigentes da ERS têm vindo a reunir com as demais Ordens profissionais da Saúde, para apresentação formal de cumprimentos e análise de oportunidades para colaboração no âmbito das atribuições e competências de cada instituição.
Durante este encontro, o Conselho de Administração da ERS mostrou interesse em desenvolver protocolos para colaboração com a OF nas ações desenvolvidas pela entidade reguladora. A ERS pretende ainda estabelecer um processo de comunicação mais expedito, com partilha de informação atualizada entre as duas instituições.

O bastonário transmitiu as principais preocupações e linhas de orientação da OF em matérias sob a esfera de jurisdição da ERS, como a prestação de cuidados de saúde e revisão da regulamentação do setor das Análises Clínicas.

Helder Mota Filipe explicou o trabalho desenvolvido no seio da OF para aprovação de normas profissionais para implementação de serviços farmacêuticos, sublinhando a importância do acesso a informação clínica relevante para prestação destes serviços com segurança e qualidade.

No domínio das Análises Clínicas, a ERS integra o grupo de trabalho para revisão das portarias sobre inspeção e licenciamento dos laboratórios clínicos, que será alvo de pronúncia e parecer das Ordens profissionais.