Relatório da visita oficial da OF a Cabo Verde

16 Junho 2017
Relatório da visita oficial da OF a Cabo Verde
No seguimento da nomeação do Conselho Nacional para a Cooperação por parte da Direção Nacional, foi entendido que seria essencial uma visita oficial à recém-formada Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde no sentido de estreitar os laços entre as duas organizações e prestar o apoio necessário ao estabelecimento pleno da organização dos farmacêuticos em Cabo Verde.
A Bastonária, Ana Paula Martins, o presidente da Secção Regional do Norte, Franklim Marques, o presidente do Conselho para a Cooperação, Hélder Mota- Filipe, acompanhados pelo Secretário Técnico para a Área Internacional e Cooperação, Luís Rhodes Baião, e pelo consultor legal da Secção Regional do Norte, Walter Alcoforado, deslocaram-se a Cabo Verde em visita oficial.

Em colaboração administrativa entre ambas as instituições, foi elaborado um programa de visita intenso ao setor farmacêutico concentrado na Ilha de Santiago que passaria pelo Hospital Agostinho Neto, Indústria Farmacêutica InPharma, Distribuição Farmacêutica Emprofac e pelas Farmácias Comunitárias Central, Universal e 2000. A visita também criou pontes institucionais com visitas ao Ministério da Saúde, à Direção Geral de Farmácia, à Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares, bem como à Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

A visita culminou com o evento I Encontro Luso-Cabo-Verdiano do Setor Farmacêutico. Este evento teve como principais finalidades a promoção da atividade do farmacêutico nos dois países e também uma oportunidade para se aferir a capacidade organizativa do elenco diretivo da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde que terá como desafio futuro a organização do XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa. Este Congresso irá decorrer na cidade da Praia, nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2018, quando se assinalam os 25 anos da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP).

Consulte o relatório completo.