Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Revisão da Lei de Bases da Saúde motiva Carta Aberta aos deputados

12 Abril 2019
Cerca de duas dezenas de personalidades, entre as quais a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, dirigiram uma carta aberta aos deputados à Assembleia da República, a propósito da discussão em curso sobre a revisão da Lei de Bases da Saúde, a sublinhar um conjunto de preocupações abrangentes e consensuais para várias entidades, relacionadas com os operadores do setor social e privado, com os cuidadores informais, com as políticas de promoção da saúde e prevenção da doença e com o modelo de financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Entre os subscritores do manifesto estão também o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, e o presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Luís Duarte Soares.

Em face do momento de discussão sobre a futura Lei de Bases da Saúde, os signatários desta carta solicitam aos deputados que atentem a quatro pontos que consideram estruturais para a versão final do diploma.

O primeiro ponto diz respeito à gestão dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde por parte de entidades da economia social, solidária ou privada. Os signatários pedem que a relação com estes operadores não seja menosprezada, lembrando o seu importante papel no sistema de saúde português e os inúmeros acordos de cooperação entre o Estado e as instituições parceiras.

Para estes responsáveis, a Lei de Bases da Saúde deve também contemplar uma base própria para os cuidadores informais, criando condições legais para promover o papel da família e da comunidade, da sua proteção e capacitação para as próximas décadas.

Do mesmo modo, consideram essencial as referências às intervenções no âmbito da Saúde Pública, promoção e proteção da saúde, prevenção da doença, e apelam ainda a uma mudança nos modelo de financiamento, para que incentivem os verdadeiros resultados em saúde, como a um reforço de iniciativas que promovam a humanização dos serviços e cuidados prestados pelo SNS.

Clique aqui para aceder à Carta Aberta.