Rogério Gaspar reeleito para a direção da EUFEPS

24 Maio 2018
Rogério Gaspar reeleito para a direção da EUFEPS
O professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Rogério Gaspar, foi reeleito para um novo mandato de dois anos no Comité Executivo da European Federation for Pharmaceutical Sciences (EUFEPS). A reunião do Conselho Geral da organização decorreu no dia 23 de maio, em Atenas, na Grécia, elegendo os corpos sociais para o mandato 2019-2020. O novo presidente, Dieter Steinhilber, da Universidade de Frankfurt, o novo vice-presidente, Rogério Gaspar, da Universidade de Lisboa, e o tesoureiro, Fabio Sonvico, da Universidade de Parma, assumem funções em janeiro do próximo ano.

A EUFEPS representa sociedades científicas nacionais, instituições académicas e institutos de investigação, bem como membros a título individual na área de investigação científica das Ciências Farmacêuticas na Europa.

Representa hoje cerca de 12.000 investigadores europeus e participa ativamente no Board of Pharmaceutical Sciences da Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Em conjunto com a FP, e os congéneres norte-americanos (AAPS) e japoneses organizou, em 2017, em Estocolmo, o PSWC - Pharmaceutical Sciences World Conference, que reúne de três em três anos (o próximo ocorre em 2020 em Montreal sobre "Precision Medicines”) com elevada visibilidade na definição de uma nova agenda científica global ("Systems Therapeutics”).

O novo Comité Executivo da EUFEPS vai integrar também oriundos da Suécia, Hungria, Finlândia, Dinamarca e Espanha.

Rogério Gaspar foi professor na Universidade de Coimbra até 2006, sendo hoje professor catedrático da FFUL. Foi vice-reitor e pro-reitor da Universidade de Lisboa, entre 2013-2017 e presidente atualmente a Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPCF), fundada em setembro de 1998.