Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Roteiro pelo setor farmacêutico moçambicano

05 Novembro 2018
Roteiro pelo setor farmacêutico moçambicano
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos liderou uma delegação de farmacêuticos portugueses que foi recebida, em audiência, pela ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula naquela que foi a primeira ação da representante dos farmacêuticos portugueses em território moçambicano. A comitiva esteve também reunida com a embaixadora de Portugal no país, Maria Amélia Paiva, e visitou várias instituições, unidades de saúde e empresas do setor farmacêutico.

O programa da visita oficial a Moçambique permitiu uma visão alargada da organização do setor farmacêutico no país e suas principais carências. A OF tem uma relação histórica com o Ministério da Saúde e várias outras instituições ligadas ao setor farmacêutico e à saúde, em geral, facto que foi realçado nas reuniões com diversos interlocutores.

Além da colaboração na formação académica dos jovens farmacêuticos moçambicanos, a OF apoiou projetos de desenvolvimento de unidades e serviços farmacêuticos, de que o Hospital Central de Maputo é apenas um exemplo.

Ao longo das várias ações realizadas durante esta deslocação a Moçambique a bastonária s contactou de perto com alguns colegas a exercer nos hospitais, nas farmácias comunitárias, na indústria e na distribuição farmacêutico, bem como nos laboratórios de análises clínicas e no ensino.