Rui Santos Ivo nomeado presidente do Infarmed

14 Junho 2019
Rui Santos Ivo nomeado presidente do Infarmed
O farmacêutico Rui Santos Ivo tomou hoje posse como presidente do Conselho Diretivo do Infarmed. O médico António Faria Vaz, como vice-presidente, e a gestora Cláudia Belo Ferreira, como vogal executiva, são os outros dois elementos da nova direção da autoridade nacional do medicamento. O ato de posse decorreu esta tarde, no auditório do Infarmed, em Lisboa, na presença da ministra da Saúde, Marta Temido.
O Governo nomeou os novos membros do Conselho Diretivo do Infarmed. Rui Santos Ivo, até então vice-presidente, assume agora a presidência, sucedendo a Maria do Céu Machado no cargo.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Rui Santos Ivo já tinha sido presidente do Infarmed, entre 2002 e 2005. Foi membro do Conselho de Administração da Agência Europeia do Medicamento e presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), entre vários outros cargos e responsabilidades no domínio da regulação e saúde e do medicamento, em particular.

O mandato do anterior Conselho Diretivo do Infarmed terminou em janeiro, mas manteve-se e funções até agora. Em fevereiro o Ministério da Saúde esclareceu que o Conselho estava em plenas funções e que tinha ponderado reconduzir os membros do Conselho. "O Ministério da Saúde ponderou a recondução dos atuais membros daquele Conselho, mas a presidente [Maria do Céu Machado] atingirá o limite de idade de exercício em funções públicas, em outubro próximo, o que desaconselha a nomeação para novo mandato", referia um comunicado divulgado pelo Ministério nessa altura.

O anterior Conselho Diretivo do Infarmed era composto por Maria do Céu Machado, presidente, por Rui Ivo, vice-presidente, e por Sofia Oliveira Martins, vogal.