Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Secretário Regional da Saúde admite contratação de farmacêutico para USI do Pico

14 Maio 2018
Secretário Regional da Saúde admite contratação de farmacêutico para USI do Pico
O secretário Regional de Saúde, Rui Luís, admitiu a possibilidade de contratação de um farmacêutico para a Unidade de Saúde de Ilha (USI) do Pico até ao final do ano, após o alerta lançado pela bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), durante o Roteiro Farmacêutico na Região Autónoma dos Açores, realizado na passada semana. Em reunião com o membro do Governo Regional, Ana Paula Martins advertiu para a inexistência de farmacêuticos nas unidades de saúde que têm valência de internamento e onde não está, por isso, garantida a segurança do circuito do medicamento.

A USI do Pico fez parte do conjunto de visitas realizadas pela bastonária da OF a várias unidades de saúde açorianas e a locais de exercício profissional farmacêutico. Foi com alguma perplexidade que confirmou presencialmente a inexistência de profissionais legalmente habilitados para a gestão do circuito do medicamento numa unidade de cuidados de saúde primários com características específicas.

Desde logo porque dispõe de um serviço de internamento com quase 40 camas, ocupadas anualmente por cerca de 500 doentes, o que por si só justifica a presença de um profissional farmacêutico, para gestão e monitorização das terapêuticas administradas em ambiente hospitalar.

Alguns dias depois, em declarações à RTP Açores, Rui Luís adiantou que "o Governo Regional está a estudar a hipótese de contratar um farmacêutico para a USI do Pico ainda este ano”, mostrando assim compreensão face aos argumentos apresentados pela OF e

O secretário Regional adiantou também que o Gabinete do Medicamento e Assuntos Farmacêuticos, criado no final do ano passado, "está a ultimar todo um conjunto de procedimentos que devem ser postos em prática em todas as unidades de saúde de ilha e nos centros de saúde”.

Reveja aqui as declarações da bastonária da OF e do secretário Regional da Saúde à RTP Açores.