Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Serviço de primeira dispensa melhora adesão à terapêutica

18 Julho 2019
Serviço de primeira dispensa melhora adesão à terapêutica
Um estudo publicado no Behavioural Public Policy, que envolveu mais de 16 mil utentes recrutados em quase 300 farmácias britânicas do grupo Boots, mostra que o serviço de aconselhamento farmacêutico na primeira dispensa de medicação para doenças crónicas, como a asma, hipertensão ou diabetes tipo 2, melhora a adesão ao regime terapêutico prescrito. Os utentes foram advertidos para os riscos para a sua saúde de uma má utilização dos medicamentos, bem como sobre os custos da não adesão à terapêutica para o sistema de saúde e para a sociedade em geral.
Nas semanas seguintes ao início do tratamento, os participantes voltaram à farmácia, tendo-se registado uma taxa de cumprimento da terapêutica superior a 80% em todos os grupos de controlo.

O responsável farmacêutico da Boots UK, Marc Donovan, recorda que estes profissionais savem a importância do uso correto dos medicamentos. "O impacto da não adesão à medicação é generalizado, e o resultado de uma má adesão é um dos principais problemas de saúde pública”, considera.

"Este estudo é importante para ver como a farmácia comunitária pode assumir a liderança nesta área,  usando simples teorias comportamentais de incentivo, ajudando a tornar os serviços como a primeira dispensa importantes e mais eficazes para os utentes, além de economizar o dinheiro do NHS", acrescentou.