Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Sindicato suspendeu greve dos farmacêuticos

28 Maio 2018
O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) suspendeu a greve dos farmacêuticos que trabalham no Serviço Nacional de Saúde, anunciada para hoje, amanhã e depois, após o compromisso do Ministério da Saúde para inclusão da "formação farmacêutica especializada, conducente à aquisição do título de especialista, efetuada sob a tutela do SNS”, no conjunto de matérias reguladas pela Carreira Farmacêutica.

Em comunicado, o SNF esclarece que o acordo não representa uma vitória, mas "obriga-nos a suspender a greve”, assegurando que a estrutura sindical não poderá "baixar os braços”.

"Desmarcamos agora esta greve, mas não desmarcamos o movimento que criámos, porque só a força de todos consegue mover a montanha de dificuldades que sistematicamente nos é apresentada pelo Ministério da Saúde”, revela a Direção do SNF na nota enviada à imprensa.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) acompanhou a evolução das negociações entre o Sindicato e a tutela e saúda o entendimento em torno da regulamentação da Carreira Farmacêutica, designadamente do Internato Farmacêutico, peça fundamental para a modernização do SNS e para a qualidade e segurança da assistência farmacêutica e medicamentosa nas unidades públicas de saúde de todo o país.

Para a OF, a regulamentação do Internato Farmacêutico garante a existência de um percurso formativo pós-graduado de especialização que assegura adequadas competências e a preparação de novos farmacêuticos para o desempenho de todas as atividades que lhes competem.