{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Singapura inicia serviço de prescrição colaborativa

05 Abril 2018
Singapura inicia serviço de prescrição colaborativa
A partir de julho, os farmacêuticos e enfermeiros com maior experiência nos hospitais públicos de Singapura vão começar a prescrever medicamentos e exames para grupos de doentes e patologias específicas, como a diabetes, hipertensão ou na terapêutica anticoagulante. A medida visa “aumentar o acesso dos doentes aos cuidados de qualidade”, disse o ministro da Saúde de Singapura, Amy Khor.

Para iniciar esta prática, os profissionais têm de completar o Programa de Prescrição Colaborativa, uma formação de três meses organizada pela Universidade Nacional de Singapura, que arrancou durante o mês de março, com a participação de 19 farmacêuticos e 19 enfermeiros.

As instituições de saúde que disponibilizem este serviço terão de criar um "Comité de Credenciamento”, que verificará e aprovará os enfermeiros e farmacêuticos que podem prescrever, e um "Comité de Revisão de Serviço” para monitorizar, auditar e rever procedimentos, e assim garantir a segurança e a qualidade da prescrição.

Os enfermeiros e farmacêuticos qualificados vão colaborar com médicos para definir os doentes e condições médicas que podem ser abrangidas neste programa, sendo apenas autorizados a prescrever os medicamentos e exames que constam no Contrato de Prescrição Colaborativa.