SRSRA-OF e Sanofi assinalam Dia Mundial da Criança com assinatura de protocolo na KidZania para dar a conhecer a dermatite atópica

01 Junho 2023
SRSRA-OF e  Sanofi assinalam Dia Mundial da Criança com assinatura de protocolo na KidZania para dar a conhecer a dermatite atópica

No Dia Mundial da Criança, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e a Sanofi assinaram um protocolo de colaboração conjunto na KidZania Lisboa, com o intuito de promover uma atividade de literacia em saúde sobre dermatite atópica (DA) junto das crianças que visitam o espaço Farmácia/Laboratório Saúde para uma maior consciencialização sobre a doença.

"Esta parceria é mais um passo na estratégia da Companhia para a promoção da saúde pública em Portugal e uma contribuição importante para melhorar os níveis de literacia em saúde. Espera-se também que melhore os resultados de saúde e a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde”, refere Marisol Garcia Pulgar, general manager da Unidade de Cuidados Especializados da Sanofi, em comunicado.

Luís Lourenço, Presidente da Direção Regional do Sul e das Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, explica que "a Ordem dos Farmacêuticos tem desenvolvido a sua missão com o objetivo de estar próxima das pessoas. Ao longo dos anos desenvolvemos diversos projetos educativos cujo público-alvo são as crianças. Esta parceria com a Sanofi sobre Dermatite Atópica reforça a nossa aposta no aumento da literacia em saúde das crianças que são um elemento-chave na mudança de comportamentos de sociedade’’, continua.

O espaço Farmácia/Laboratório Saúde a KidZania terá uma atividade para crianças sobre DA, onde são disponibilizadas informações sobre a doença, destacando a importância de cuidar da pele e explicando a diferença entre uma pele com dermatite atópica e uma pele "normal”.

Além disso, este protocolo pretende também dar oportunidade aos mais novos de conhecerem a coleção da ‘Diana e a Dermatite Atópica’, desenvolvida numa colaboração entre a Sanofi e a ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal, da qual fazem parte cinco livros que contam a história de uma menina chamada Diana, que vive com DA, em diferentes momentos da sua vida – na escola, no médico, nas rotinas diárias, nas férias e no Natal.  Visite o site da campanha "Tudo sobre a Dermatite Atópica” aqui

Joana Camilo, presidente da ADERMAP, refere que a Associação se "orgulha de continuar a fazer um caminho de conhecimento e de sensibilização para a dermatite atópica. Com esta iniciativa queremos chegar a cada vez mais pessoas, crianças, família e educadores. A escola e as atividades extracurriculares são um veículo através do qual queremos fazer passar esta mensagem de sensibilização de toda a comunidade e que o apoio a estas crianças e a ausência de estigmas são fundamentais para um crescimento feliz”, afirma.

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crónica da pele, imunomediada,  que afeta cerca de 18,6% das crianças/adolescentes na Europa, sendo que 20% dos casos correspondem a formas moderadas a graves da doença. Esta doença, de base genética e imunológica, pode ser agravada pela exposição a fatores ambientais, uma vez que a pele, por já se encontrar sensibilizada, pode reagir com quaisquer tipos de oscilações externas que possam ocorrer no exterior. [1]

Os Farmacêuticos, cônjuges e ascendentes e descendentes de 1º grau gozam de 20% de desconto na aquisição de bilhetes. Para usufruir deste desconto, bastará apresentar a Carteira Profissional da Ordem dos Farmacêuticos no ato de compra. Mais informações aqui

[1]Augustin, M., Misery, L., von Kobyletzki, L., Armario‐Hita, J. C., Mealing, S., & Redding, M. (2022). Unveiling the true costs and societal impacts of moderate‐to‐severe atopic dermatitis in Europe. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, 36(S7), 3–16. https://doi.org/10.1111/jdv.18168