Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Validade da competência para administração de vacinas e medicamentos injetáveis

03 Outubro 2022
Validade da competência para administração de vacinas e medicamentos injetáveis
A campanha de vacinação contra a gripe sazonal arrancou em milhares de farmácias comunitárias espalhadas pelo país. Mais de 5.000 farmacêuticos têm a atualmente a competência para administração de vacinas e medicamentos injetáveis ativa.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) organiza, de forma descentralizada, várias ações de formação que certificam a competência dos farmacêuticos para a prestação deste serviço nas farmácias comunitárias.

Aceda à Secretaria Online da OF e confirme a validade da sua Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis, no novo separador "Competências" do menu lateral.

Se não visualiza a Competência ativa na sua área privada da Secretaria Online, por favor confirme se a entidade formadora enviou para a OF as informações sobre as ações de formação em "Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis” e em "Suporte Básico de Vida”. Confirme também se as formações exigidas estão dentro do prazo de validade. Consideram-se 3 meses após a caducidade da competência como período limite para a frequência e conclusão com aproveitamento da formação de recertificação. Se o prazo tiver sido ultrapassado em mais de três meses, deverá efetuar uma nova formação inicial para administração de vacinas e medicamentos injetáveis.

A competência farmacêutica para administração de vacinas e de medicamentos injetáveis tem a validade de cinco anos, estando condicionada à realização de uma ação de (re)certificação e à validade da formação complementar em Suporte Básico de Vida.

A OF estabeleceu os requisitos mínimos para o reconhecimento das formações realizadas nesta área e consequente atribuição da respetiva Competência Farmacêutica.

Ao dia de hoje, 5.097 farmacêuticos estão aptos para administração de vacinas e medicamentos injetáveis, a esmagadora maioria a trabalhar em farmácia comunitária (4.649). Os dados da OF apontam para mais 2.150 farmácias comunitárias com pelo menos um farmacêutico com a competência para administração de vacinas e medicamentos injetáveis ativa.

Poderá consultar o Regulamento para reconhecimento da formação de farmacêuticos na área da administração de vacinas e medicamentos injetáveis.

Consulte também as próximas edições das ações de formação organizadas pela OF.

Formações em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis:

Data: 8 e 9 de outubro

Local: Açores

Informações: aqui

Data: 17 de outubro

Local: Porto/Online

Informações: aqui

Data: 15 e 16 de outubro 

Local: Algarve

Informações: aqui


Data: 28 e 29 de outubro

Local: Coimbra/Online

Informações: aqui



Formações em Suporte Básico de Vida:

Data: 4, 13 e 27 de outubro

Local: Coimbra

Informações: aqui

Data: 7 de outubro

Local: Açores

Informações: aqui

Data: 14 de outubro

Local: Algarve

Informações: aqui

Data: 17 de outubro

Local: Porto

Informações: aqui