XI Jornada de Recolha de Medicamentos no dia 23 de fevereiro

20 Fevereiro 2019
XI Jornada de Recolha de Medicamentos no dia 23 de fevereiro
O Banco Farmacêutico realiza no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, a XI Jornada de Recolha de Medicamentos. Em todo o país, mais de 200 farmácias e 1.000 voluntários vão disponibilizar informação e apelar à doação dos medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde para várias instituições de solidariedade social. A Ordem dos Farmacêuticos apoia a iniciativa desde o primeiro momento.
A lista de medicamentos é elaborada de acordo com as necessidades de cada instituição ou associação e inclui medicamentos antigripais, antipiréticos, mas também anti-inflamatórios, pomadas, compressas, luvas, gases, fraldas, citando apenas alguns exemplos.

Desde a primeira edição, em que participaram somente 60 farmácias, o Banco Farmacêutico ajudou centenas de instituições e associações com quase 100 mil medicamentos e produtos de saúde.

Na última Jornada, realizada em fevereiro do ano passado, milhares de portugueses contribuíram com 14 mil medicamentos, com o valor estimado de 56 mil euros.

O Banco Farmacêutico é uma iniciativa da Associação para a Assistência Farmacêutica, uma associação criada para uma intervenção social na área da saúde e do medicamento, que tem como missão ajudar os mais desfavorecidos, respondendo às necessidades de medicamentos e produtos de saúde em colaboração com instituições de solidariedade social, tendo por base os valores da partilha e gratuidade.

Através da organização da Jornada de Recolha de Medicamentos, o Banco Farmacêutico promove junto da população, em conjunto com as farmácias aderentes, a entrega de donativos destinados às instituições de solidariedade social e de acordo com a respectiva indicação de necessidades, respeitando sempre o circuito do medicamento.

O Banco Farmacêutico Portugal conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias, da Logista Pharma, da Tranquilidade Seguros e do Grupo Nucase.

O Banco Farmacêutico nasceu em Milão, como resultado de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia. A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos em Itália decorreu em dezembro de 2000.

Desde então, a Jornada realiza-se todos os anos, no segundo sábado do mês de fevereiro. Atualmente, abrange cerca de 4.100 farmácias e já beneficia mais de 535 mil pessoas carenciadas. A iniciativa decorre também em Espanha, desde 2007.