Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Perguntas Frequentes

Coronavírus - Procedimentos Gerais de Prevenção  
  • Devo adoptar algum procedimento de limpeza em particular?  
    Sugerimos que seja feito o reforço da limpeza, em particular dos espaços de atendimento e gabinete do utente como medida de prevenção.
  • Não estando disponível álcool 70º para desinfecção de superfícies que outros desinfectantes podem ser utilizados?  
    Os detergentes que se mostraram eficazes contra o SARS-CoV 2 são éter, etanol 75%, desinfectantes contendo cloro, ácido peracético e clorofórmio. De acordo com a norma da DGS, a limpeza e desinfecção das superfícies pode ser realizada com o detergente comumente usado, seguido de um desinfectante como, por exemplo, solução de hipoclorito de sódio contendo 1000 ppm de cloro activo ou álcool a 70º. Perante a ausência de álcool 70º, poderá ser feita uma diluição de álcool a 96º.
    O uso de detergentes e desinfectantes, deve estar de acordo com as recomendações do fabricante quanto à quantidade, diluição e tempo de contacto com a superfície.
  • Posso preparar um desinfectante de superfícies na farmácia?  
    Conforme recomendado pela DGS, entre outros, poderá utilizar-se o álcool a 70º como desinfectante de superfície. Caso não consiga obter esta solução, poderá prepará-la por diluição do etanol puro de maior concentração (a partir do álcool a 96º ou a partir do álcool absoluto).