Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Referenciais de Qualidade em Farmácia Comunitária
A Ordem dos Farmacêuticos disponibiliza referenciais de qualidade dedicados à Farmácia Comunitária. Nesta página encontra todas as normas e manuais de boas práticas no âmbito desta área, organizadas por ordem cronológica. 

Boas Práticas de Farmácia Comunitária 2015 (BPF:2015)

A Direcção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos pretende disponibilizar aos seus membros uma nova versão do Manual de Boas Práticas de Farmácia Comunitária de modo a acolher a necessidade de actualizar este documento face à prática contemporânea desta área de exercício farmacêutico.

Com base nas orientações FIP/OMS para as Boas Práticas de Farmácia (documento publicado em 2011), nas edições anteriores das Boas Práticas de Farmácia da Ordem dos Farmacêuticos e na legislação vigente, o Conselho Nacional da Qualidade elaborou as 3 primeiras Normas que irão compor o Manual de Boas Práticas de Farmácia Comunitária.

Brevemente estarão também disponíveis Normas Específicas, que compõem o Manual de Boas Práticas de Farmácia Comunitária e que incidirão sobre particularidades do exercício profissional em Farmácia Comunitária. 

Normas Gerais
Norma Geral sobre infraestruturas e equipamento - ver documento
Norma Geral sobre o farmacêutico e pessoal de apoio - ver documento
Norma Geral sobre o medicamento e outros produtos de saúde - ver documento

Normas Específicas
Norma Específica sobre a Intervenção farmacêutica na contracepção de emergência - ver documento
Norma de Orientação Farmacêutica - Administração de Medicamentos Injetáveis - ver documento
Norma de Orientação Farmacêutica - Higienização das mãos - ver documento
Norma Específica sobre dispensa de medicamentos e produtos de saúde - ver documento
Norma Específica sobre indicação farmacêutica - ver documento
Norma Específica sobre manipulação de medicamentos - ver documento
Norma Específica sobre educação para a saúde - ver documento
Norma Específica sobre o uso responsável do medicamento - ver documento
Norma para a Preparação Individualizada de Medicação - ver documento

Normas FIP/OMS para as Boas Práticas de Farmácia (2010)

A Direcção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos, em reunião realizada no dia 8 de Maio, homologou a versão portuguesa das Normas FIP/OMS para as Boas Práticas de Farmácia, aprovadas pelo Council Meeting da FIP durante o seu 70.º Congresso Mundial, realizado em Lisboa, em 2010.

O documento sobre Boas Práticas de Farmácia, aprovado pelo Council Meeting da FIP, é o culminar de um trabalho iniciado em 2007 por esta federação, nomeadamente pelo seu grupo de trabalho para a revisão das Boas Práticas de Farmácia (BPF), que teve como objectivo avaliar a necessidade de proceder à actualização das Boas Práticas de Farmácia de forma a que estas pudessem corresponder às exigências da prática profissional actual.

Após um período de consulta a vários peritos, o referido grupo de trabalho empreendeu uma exaustiva revisão de todas as normas nacionais existentes para as BPF em, pelo menos, 137 países.

Em Dezembro de 2008 surgiu assim a primeira versão das BPF, tendo o documento final das Normas, revistas pela FIP/OMS, sido analisado e aprovado pelo Council Meeting da FIP, no âmbito do seu 70º Congresso, realizado em Lisboa em 2010.

Consulte aqui o documento homologado pela Direcção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.

Boas Práticas de Farmácia 2009 (BPF:2009)

O documento intitulado "Boas Práticas Farmacêuticas para a farmácia comunitária (BPF)", 3ª edição, 2009, apesar de ter sido aprovado em Junho de 2009 pela Direcção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos, nunca chegou a constituir-se como um referencial para efeitos de auditoria de certificação, tendo-se optado por manter em vigor o documento intitulado "Boas Práticas de Farmácia”, 2ª edição, 2001, o qual, entretanto, fruto da actividade desenvolvida pelo Conselho Nacional da Qualidade da Ordem dos Farmacêuticos, foi em 2015 objecto de alterações, em particular nas seguintes normas gerais: "Norma geral sobre as infraestruturas e equipamentos", "Norma geral sobre o farmacêutico e pessoal de apoio" e "Norma Geral sobre o medicamento e produtos de saúde".

Consulte aqui o documento.

Boas Práticas de Farmácia 2001 (BPF:2001)

Na edição de 2001 houve convergência do referencial das Boas Práticas de Farmácia com a NP EN ISO 9001:2000, de modo a serem complementares no suporte aos Sistemas de Gestão da Qualidade aplicados às farmácias comunitárias.

As BPF:2001 têm-se mantido como o referencial da Ordem dos Farmacêuticos de base para as auditorias aos Sistemas de Gestão da Qualidade implementados em farmácias comunitárias.

Consulte aqui o documento.