Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Programa de Capacitação em Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica

Apresentação

O Programa de capacitação em Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) enquadrado pela futura publicação do novo Código Deontológico, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos farmacêuticos na área da ética, deontologia e legislação farmacêutica, de forma a promover os princípios deontológicos da profissão bem como um exercício profissional com total autonomia deontológica, consciente e informado.

O programa inclui três fases distintas, que visam uma ação baseada na evidência e nas necessidades e especificidades dos farmacêuticos e o seu envolvimento no seio da sua Ordem:


Fases do programa

Fase 1 - Levantamento de necessidades e conhecimentos 

Esta fase corresponde ao desenvolvimento e disseminação de um formulário de necessidades e conhecimentos dos farmacêuticos sobre Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica. Os resultados deste formulário, após devida análise, terão como objetivo a melhor adaptação dos conteúdos e questões abordadas na Fase 2 do programa. 

Fase 2 - Capacitação e análise das principais questões éticas, deontológicas e legislativas
Novidades brevemente 
- Em desenvolvimento

Após a recolha e análise das necessidades e conhecimentos demonstrados pelos membros da OF na fase 1 do programa, serão desenvolvidos conteúdos programáticos que abordem as principais questões éticas, deontológicas e legais que acompanhem a prática profissional quotidiana.

No término desta fase, serão desenvolvidas diferentes sessões assíncronas e síncronas, a ser implementadas numa terceira fase. 

Fase 3 - Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à prática profissional

Durante o ano de 2021, serão divulgadas e dinamizadas sessões formativas assíncronas (disponíveis aos farmacêuticos na Plataforma de Desenvolvimento Profissional da SRSRA-OF, a divulgar) e síncronas. Além de uma abordagem teórico-prática, fundamentada em questões do dia-a-dia das diferentes áreas de intervenção farmacêutica, procurar-se-á fomentar uma prática reflexiva e de debate, com o objetivo de capacitar os farmacêuticos para o seu exercício profissional. Nesta fase, procurar-se-á o envolvimento de peritos de diferentes áreas profissionais, tais como eticistas, farmacêuticos e juristas.
O programa concluirá com o desenvolvimento de um documento que compile as conclusões retiradas ao longo da iniciativa, que sirva para apoio à prática profissional dos farmacêuticos. 

FAQ's

Como posso participar nesta iniciativa?

1. Partilhe a sua experiência e as suas necessidades, respondendo ao formulário de avaliação de necessidades e conhecimentos (Fase 1 do programa);
2. Esteja atento aos meios de comunicação da SRSRA da OF e inscreva-se nas sessões formativas que dinamizaremos;
3. Aplique os seus conhecimentos no exercício da sua atividade profissional e partilhe-os com todos os colegas.

Se não responder ao formulário, posso participar nas sessões formativas?
As sessões formativas estarão abertas a todos os farmacêuticos. 

Documentos

Brevemente disponível