COVID-19. Vacinação dos farmacêuticos
Vacinação dos farmacêuticos contra a COVID-19
VACINAÇÃO DOS FARMACÊUTICOS

A Task Force responsável pelo Plano de Vacinação contra a COVID-19 solicitou a colaboração da Ordem dos Farmacêuticos (OF), das associações de farmácias e de analistas clínicos no recenseamento dos profissionais que estão diretamente envolvidos na prestação de cuidados à população, para integração na primeira fase da campanha de vacinação.

A lista inicial de farmacêuticos enviada pela OF à Task Force no início de fevereiro englobava cerca de 8.000 farmacêuticos em atividades assistenciais, no setor privado e social. Por seu turno, a lista submetida pelas associações setoriais continha cerca de 9.000 colaboradores das equipas das farmácias e dos laboratórios de análises clínicas, num total de perto de 17.000 mil profissionais ligados ao setor farmacêutico para vacinação prioritária.

O agendamento e a vacinação destes profissionais iniciaram-se a 8 de março. Mediante a disponibilidade de vacinas no nosso país, a Task Force vai libertando gradualmente os registos destas listagens para os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que encaminham para as autoridades e locais de vacinação para agendamento e vacinação destes utentes. Esta libertação gradual é a razão pela qual parte dos farmacêuticos ainda não tem o seu nome sinalizado nos centros de saúde, sendo que a atualização desta lista é feita semanalmente.

Após solicitação por parte da OF e das associações setoriais, a Task Force informou que os SPMS já processaram cerca de metade desta primeira listagem de profissionais do setor farmacêutico, num processo que poderá ter sofrido algum atraso com a suspensão temporária da vacina da AstraZeneca, que tem vindo a ser administrada aos profissionais de saúde. Com a inclusão de novos grupos profissionais entre os grupos prioritários para vacinação, como os professores, por exemplo, prevê-se que o prazo para conclusão do processo de vacinação dos farmacêuticos, assim como de outros profissionais de saúde, seja mais alargado do que inicialmente previsto.

A vacinação destes profissionais de saúde ocorre de forma faseada, por convocatória das autoridades e serviços de saúde locais, pelo que os farmacêuticos que concluíram o processo de recenseamento devem aguardar o contacto e o agendamento da vacinação.

A Ordem dos Farmacêuticos encontra-se a acompanhar este processo de forma contínua.

A task force responsável pela elaboração e execução do Plano de Vacinação contra a COVID-19 no nosso País solicitou a colaboração da Ordem dos Farmacêuticos na identificação dos profissionais que pretendem integrar a primeira fase da campanha de vacinação contra a doença.

A Ordem dos Farmacêuticos reuniu informação sobre os membros que desejam ser vacinados nesta primeira fase, onde se incluem os farmacêuticos das áreas assistenciais, do sector privado e social, diretamente envolvidos na prestação de cuidados de saúde (farmacêuticos comunitários, hospitalares, analistas clínicos, dos cuidados de saúde primários e/ou continuados).

A Ordem solicitou o preenchimento de um formulário para vacinação contra a COVID-19 na Secretaria Online, num processo que teve associado a validação dos dados pessoais e profissionais dos farmacêuticos, garantindo assim a atualização da informação individual de cada um dos seus membros.

Os dados recolhidos foram alvo de tratamento pela Ordem dos Farmacêuticos para envio à task force responsável pela implementação do Plano de Vacinação em Portugal.

Para mais informações, consulte as nossas Perguntas Frequentes.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, por favor contacte a sua Secção Regional.

SECÇÃO REGIONAL DO CENTRO
Morada: Rua Castro Matoso 12A | 3000-104 Coimbra
Tel.: (+351) 239 851 440
Horário de funcionamento: 10h00 -13h00 e 14h00 - 17h00 (segunda a sexta-feira)