Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi
Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e Genética Humana

O Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana é o órgão profissional da Ordem dos Farmacêuticos que congrega os farmacêuticos qualificados com os títulos de especialista em Análises Clínicas e/ou em Genética Humana.


Competências:


O Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos tem as seguintes competências estatutárias:

a) Promover o estreitamento das relações científicas e profissionais, a nível nacional e internacional;

b) Zelar pela valorização técnica e promoção dos especialistas;

c) Velar pela qualificação profissional permanente dos especialistas;

d) Propor à Direção Nacional os júris dos candidatos às especialidades;

e) Dar pareceres à Direção Nacional;

f) Apresentar à Direção Nacional anteprojetos de regulamentos sobre especialidades e subespecialidades.

Além destas atribuições, compete ainda ao Conselho do Colégio de Especialidade desencadear todas as ações tendentes ao estudo e à divulgação científica, técnica e profissional de todos os assuntos respeitantes às especialidades em Análises Clínicas e Genética Humana, à defesa dos níveis adequados de dignidade e de competência profissional, bem como os referentes à respetiva qualificação e formação.


Composição:

O Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos é dirigido por um Conselho, eleito por sufrágio universal, direto, secreto e periódico pelos membros do Colégio de Especialidade, sendo o respetivo mandato de três anos.

É constituído por um Presidente e por dois a seis Secretários. Nas suas ausências, impedimentos e vacatura do cargo, o Presidente é substituído por um Secretário, a designar pelos restantes membros do Conselho do Colégio de Especialidade.

A constituição do Conselho de Especialidade deve ter em conta, na medida do possível, a representatividade de farmacêuticos especialistas nas respetivas Secções Regionais.

No atual mandato, o Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana é composto pelos seguintes farmacêuticos especialistas:

>> Rui Manuel Amaro Pinto – Presidente

>> Henrique Luís Lopes Ferreira Reguengo da Luz

>> Isabel Rosina Portilha Antunes da Cunha

>> Luísa Maria Rebelo de Almeida Espinhaço

>> Marco Alexandre Mateus Prazeres Marques

>> Nélson do Amaral Pina Tiago

>> Sofia Amorim Alves Botelho Moniz


Inscrição:

A inscrição no Colégio de Especialidade é requerida à Direção Nacional, que, sob proposta do Conselho de Especialidade, nomeia um júri para sua apreciação. Os critérios de ingresso, as regras do estágio, as provas de avaliação e restantes condições para atribuição do título de especialista são elaboradas pelo Conselho de Especialidade e apresentados à Direção Nacional, que propõe a sua aprovação à Assembleia Geral.