Como administrar corretamente medicamentos líquidos por via oral às crianças?

• Cidadão
  • cidadão-uso-responsável
27 Outubro 2023
Como administrar corretamente medicamentos líquidos por via oral às crianças?

Em pediatria, é muito frequente o uso de formas farmacêuticas orais líquidas, como os xaropes e suspensões orais, uma vez que permitem um cálculo com maior precisão da dose, de acordo com peso e a idade da criança. Contudo, para garantir a administração da dose correta, esta deverá ser medida com exatidão.

O uso de um dispositivo de medida adequado é essencial para os medicamentos líquidos. Uma importante causa de erro resulta do uso de colheres comuns de cozinha. As variações na sua forma e tamanho causam diferenças na quantidade de líquido medida. Além disso, podem dificultar a administração na boca da criança, em comparação com os dispositivos próprios para o efeito.

• Utilize sempre o dispositivo que acompanha o medicamento para medir a dose a administrar. Este, além de proporcionar uma maior precisão na medida, diminui a possibilidade de derrame do medicamento durante a administração.
  • É extremamente importante administrar a dose correta de acordo com o peso, ou com o prescrito/aconselhado pelo seu médico ou farmacêutico. Uma dose reduzida poderá não surtir o efeito desejado; pelo contrário, uma dose em excesso poderá causar uma intoxicação acidental.
  • Não utilize dispositivos de medida de outros medicamentos. Cada medicamento vem acompanhado pelo dispositivo de medida apropriado para a sua administração.
  • Não retire da embalagem o folheto informativo, nem a seringa ou copo medidor que acompanha o medicamento, no caso de existirem.
  • De modo a evitar que a criança se engasgue, adapte a velocidade do esvaziamento da seringa ou dispositivo doseador à velocidade de deglutição da criança. Deverá esvaziar lentamente o conteúdo para o lado interior da bochecha.
  • Caso o dispositivo seja uma colher ou um copo medidor, certifique-se de que a criança está corretamente sentada, para evitar que se engasgue.
  • Não dê medicamentos na obscuridade. Se administrar medicação à noite, utilize uma iluminação adequada para a preparação e medição da dose.
  • Olhe cuidadosamente para as unidades de medida do dispositivo. Tenha especial atenção se observar um ponto no meio de um número. Por exemplo, 0.5 ml não é o mesmo que 5 ml. Uma troca nestes valores poderá significar a administração de uma dose dez vezes superior, ou dez vezes inferior ao prescrito.
  • Em caso de dúvida, o seu médico ou farmacêutico poderão mostrar-lhe como utilizar corretamente o dispositivo de medida.
  • Alguns medicamentos, como as suspensões orais, devem ser reconstituídos antes da administração. Um erro na sua reconstituição conduzirá a um erro na dose administrada.
  • Siga as informações contidas no folheto informativo sobre como reconstituir o medicamento, ou solicite ajuda ao seu farmacêutico, que poderá fazer a reconstituição do fármaco.
  • Agite sempre bem as suspensões orais antes da sua administração, de forma a garantir uma completa homogeneidade do produto e precisão na concentração a administrar.
  • Existem medicamentos líquidos com a mesma apresentação e substância ativa, porém, com concentrações diferentes. Tenha especial atenção, pois o volume a administrar será diferente consoante a concentração do medicamento. Leia sempre cuidadosamente o folheto informativo e, em caso de dúvida, consulte o seu farmacêutico.
  • Confira se o medicamento necessita de condições especiais de conservação. Frequentemente, as suspensões orais, após reconstituição, requerem conservação no frigorífico.
  • Anote a data de abertura, por exemplo, no exterior da embalagem. Irá ajudá-lo a vigiar a validade do medicamento.
  • Verifique sempre o prazo de utilização do medicamento após abertura. Em caso de dúvida, leia o folheto informativo ou consulte o seu farmacêutico.

Partilhe este artigo nas redes sociais! Aceda aqui ao material disponivel.