Artigos
Como viajar com medicamentos?
- cidadão-noções-gerais
Viajar é uma realidade cada vez
mais frequente, seja em trabalho ou por lazer.
Muitas pessoas, especialmente as que têm doenças crónicas ou que
requerem tratamentos a longo prazo, necessitam viajar com os seus medicamentos,
sendo fundamental esclarecer previamente algumas questões sobre o transporte, o
armazenamento
e a correta administração dos seus medicamentos.
- Levar quantidade suficiente dos seus medicamentos para a viagem, mais um extra para imprevistos.
- Arrumar os seus medicamentos numa bolsa à parte.
- Verificar se os seus medicamentos mantêm a validade até ao fim da viagem.
- Manter os seus medicamentos na embalagem original de forma a evitar possíveis confusões.
- Levar consigo uma lista detalhada dos medicamentos que toma, incluindo o nome comercial e da substância ativa, a respetiva dose por toma, o número de tomas e a indicação terapêutica.
- Levar consigo uma receita médica ou declaração do médico que comprove a necessidade da toma dos medicamentos.
- Durante a viagem, manter o horário regular de toma dos seus medicamentos. Ajuste o horário de toma, caso a viagem o exija, devido à mudança de fusos horários, rotina e dieta. Se necessário, mantenha um relógio com a hora do seu local de partida, para que possa controlar os intervalos das tomas dos medicamentos.
- No caso de viajar para o estrangeiro, planeie bem a viagem e marque uma consulta com o seu médico, idealmente 4 a 6 semanas antes da data de partida.
- Alguns medicamentos poderão causar fotossensibilidade ou aumentar a sensibilidade à luz. Verifique junto do seu médico ou farmacêutico se poderá expor-se ao sol ou quais os cuidados adicionais que deverá ter.
- Se viajar de carro não deixe os seus medicamentos esquecidos no interior do veículo, especialmente no porta-luvas e porta-bagagens, uma vez que as alterações de temperatura poderão danificá-los.
- Alguns medicamentos, podem prejudicar ou alterar a sua capacidade de condução, pelo que poderá ser necessário ter especial precaução ao conduzir. Informe-se junto do seu médico ou farmacêutico.
- Verifique previamente os requisitos de armazenamento dos seus medicamentos, confirmando se devem ser conservados no frio (entre 2 e 8 °C). Neste caso, os medicamentos deverão ser transportados num saco isotérmico refrigerado, mas evitando a sua congelação.
- Caso seja necessário, confirme a disponibilidade de um frigorífico para armazenar os medicamentos durante a sua estadia.
- Não envie medicamentos internacionalmente por correio ou estafeta.
- Considere a aquisição de um seguro de saúde ou a obtenção do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), no caso de a viagem ser para a União Europeia.
- Se adquirir medicamentos no estrangeiro, tenha especial atenção à sua composição, pois nomes idênticos nem sempre significam a mesma composição do medicamento.
- Poderá ser conveniente levar consigo os números de telefone do seu médico e farmacêutico.
Que cuidados especiais deverei ter se viajar de avião com medicamentos?
- Deverá organizar um kit de viagem que possa ser transportado na bagagem de mão, de modo que seja possível aceder aos seus medicamentos durante a viagem, ou a tê-los no caso da bagagem de porão se perder ou atrasar. Desta forma, também evitará a exposição dos medicamentos às temperaturas extremas do porão de carga.
- O kit deverá ser composto pelos medicamentos habituais, mesmo pelos destinados a problemas de saúde que não têm surgido recentemente, e outros básicos selecionados de acordo com o destino, o tempo de permanência, o tipo de viagem e o seu estado de saúde.
- Atendendo às restrições para o transporte de líquidos nos aviões, no caso de transportar este tipo de medicamentos ou medicamentos injetáveis, deverá contactar o Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P.
Como posso saber se existem restrições de medicamentos no País para onde vou viajar?
- Em geral, não existem restrições ao transporte de medicamentos de um país para outro nos países ocidentais, desde que sejam para uso pessoal.
- Existem países que têm listas específicas de medicamentos restritos, tal como os Emirados Árabes Unidos, Índia, Paquistão ou Turquia.
- Poderá ser útil entrar em contacto com a embaixada do país de destino para garantir que os medicamentos transportados são legais.
- Muitos países restringem a entrada de medicamentos suscetíveis de abuso, como estupefacientes e psicotrópicos, mesmo que sejam legalmente prescritos ou comprados no país de origem, e outros podem ter uma regulamentação que exija uma permissão específica para o seu transporte.
- Em alguns países, não é permitida a entrada de pessoas VIH positivas e o transporte da sua medicação. Neste caso é conveniente procurar informação previamente à viagem.
- O portal das comunidades portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, proporciona informação útil para viagens a países concretos como, por exemplo:
- Informação sobre países em que são necessárias precauções ou requisitos especiais relacionados com os medicamentos.
- Alerta para os países com risco de falsificação de medicamentos, venda de medicamentos de origem duvidosa ou com problemas de validade.
- Conselhos sobre os estabelecimentos mais adequados para a aquisição de medicamentos e informação sobre os países com carências de medicamentos básicos ou com medicamentos muito dispendiosos.