Oncologia entre os temas das sessões plenárias

• CNF24
08 Abril 2024
Oncologia entre os temas das sessões plenárias
O Congresso Nacional dos Farmacêuticos de 2024 (CNF'24) está a ser preparado para ser um evento verdadeiramente abrangente e relevante para os farmacêuticos. Os temas selecionados para as sessões plenárias refletem as preocupações e desafios atuais enfrentados pelos profissionais de saúde.

A oncologia, destaca-se como uma das principais sessões plenárias, centrando-se nas terapias inovadoras e abordagens multidisciplinares para o cuidado do doente oncológico. Este tema ganha central importância no momento em que a nova Competência Farmacêutica em Oncologia da Ordem dos Farmacêuticos dá os primeiros passos.

Outra sessão plenária será sobre acesso à inovação e a medicamentos. Neste momento, os participantes irão discutir questões relacionadas com o acesso equitativo a medicamentos inovadores, incluindo barreiras regulamentares e financeiras, bem como estratégias para promover um acesso mais amplo e justo a diferentes terapias inovadoras.

Os temas da Inteligência Artificial e do acesso a dados também serão foco de discussão, tendo em conta a crescente importância da digitalização na prática farmacêutica, em todo o ciclo de vida do medicamento.

Já o tema One Health, um conceito interdisciplinar que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, será um tema de destaque no CNF'24. Os profissionais de saúde, incluindo farmacêuticos, desempenham um papel fundamental na promoção da saúde em todos os domínios, e esta sessão plenária explorará como a abordagem integrada pode melhorar os resultados para todas as formas de vida.

Além disso, o CNF'24 abordará o futuro da profissão farmacêutica, incluindo os resultados do estudo conduzido pelo Conselho de Jovens Farmacêuticos, bem a internacionalização da prática farmacêutica.

Estas sessões plenárias fornecerão uma visão abrangente das tendências e desafios que moldarão a profissão nos próximos anos.