Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Artigos

Quais os cuidados a ter na utilização de um sistema transdérmico?

  • cidadão-uso-responsável
03 Maio 2024
Quais os cuidados a ter na utilização de um sistema transdérmico?

Os sistemas transdérmicos consistem num material adesivo que é colocado sobre a pele, permitindo a passagem de fármaco para a corrente sanguínea de uma forma contínua e controlada, durante um determinado período de tempo.

Consulte sempre o folheto informativo e informe-se junto do seu médico e farmacêutico sobre o seu medicamento de aplicação transdérmica. Cada produto poderá ter instruções específicas de utilização.

Certos adesivos poderão ser aplicados, por exemplo, na parte superior do tórax ou na parte superior externa do braço. Outros, têm indicação para ser colocados na parte inferior do abdómen ou no quadril. O seu médico dir-lhe-á qual o local mais adequado para aplicar.

Evite colocar o adesivo transdérmico em locais cuja pele tenha cortes, feridas abertas ou cicatrizes e dobras; numa área do corpo que seja coberta por um cinto ou costura de roupa; ou em zonas com muito pelo ou que tenham sido recentemente depiladas. Caso necessite de remover pelos, corte-os com uma tesoura (não use lâminas ou máquina de corte).

Na maior parte dos casos, os sistemas transdérmicos não se devem cortar, dobrar ou partir, pois poderão perder a sua eficácia. Em caso de dúvida, consulte o seu farmacêutico.

Se realizar uma ressonância magnética deverá retirar o seu adesivo. Isto porque o aparelho poderá aquecer os sistemas transdérmicos que possuem metais na sua composição, podendo causar queimaduras na pele ou toxicidade.

Evite aplicar o adesivo imediatamente após ter tomado banho, pois o calor pode aumentar a absorção do medicamento.

Não aumente ou reduza a dose do seu sistema transdérmico por iniciativa própria.

Evite atividades que possam causar transpiração.

É seguro tomar banho e nadar com um sistema transdérmico; contudo, evite expor-se a calor excessivo.

Vigie a pele exposta ao adesivo de forma a despistar possíveis reações adversas.

Se necessário, tome nota do dia e hora de aplicação do sistema transdérmico. Poderá ajudar a não se esquecer, quando for altura de trocá-lo.

Como aplicar o sistema transdérmico?

      • Lave as suas mãos com água e sabão.
      • Selecione a área de pele a aplicar o adesivo. Prepare a sua pele, garantindo que está limpa, seca e intacta, sem a presença de produtos como pós, óleos e loções. 
      • Cuidadosamente, abra a embalagem do adesivo. Se utilizar uma tesoura, tenha cuidado para não cortar o adesivo. Nunca utilize um sistema transdérmico que esteja danificado.
      • Retire a película protetora de acordo com a direção descrita no produto. Garanta que não toca no lado com cola do adesivo. Algumas películas protetoras estão divididas em duas partes. Caso assim o seja, remova uma parte e coloque a área com cola em contacto com a sua pele e gentilmente remova a restante película.
      • Pressione firmemente o adesivo na pele com a palma da sua mão.
      • Contorne os bordos do adesivo com os seus dedos, de forma a pressionar a pele. Não deverão existir altos ou dobras no seu adesivo.
      • Confirme que o adesivo está bem colado, de forma a garantir a sua eficácia.
      • Deite para o lixo o invólucro e a película protetora.
      • Lave as suas mãos com água e sabão.

Como remover o sistema transdérmico?

      • Quando chegar a altura de remover o adesivo, utilize os seus dedos para removê-lo lentamente, paralelamente à superfície da pele, para não causar lesões.
      • Dobre o adesivo ao meio e prima firmemente para selá-lo. Deite-o no lixo.
      • Lave as suas mãos com água e sabão.
      • Questione o seu médico ou farmacêutico sobre como deverá proceder caso o seu adesivo descole ou caia antes do tempo. Geralmente, deverá tentar aplicar pressão novamente para voltar a colá-lo à pele com os seus dedos. Se o adesivo não colar, deverá deitá-lo fora e colocar um novo, numa área de pele diferente, e ajustar a rotina de mudança de acordo com a data de aplicação do novo adesivo.
      • Deverá alternar o local de aplicação do sistema transdérmico, uma vez que, ao colocar um novo adesivo no local do adesivo anterior, poderá irritar a pele.
      • Se estiver a utilizar mais do que um adesivo, não os sobreponha. Os adesivos necessitam de estar em contacto direto com a pele.
      • Antes de aplicar um novo sistema transdérmico, confirme que o adesivo anterior foi removido.


Partilhe este artigo nas redes sociais! Aceda aqui ao material disponível.