Rui Medeiros preside Comissão Organizadora

• CNF24
10 Outubro 2023
Rui Medeiros preside Comissão Organizadora
O farmacêutico português Rui Medeiros, presidente do próximo Congresso Nacional dos Farmacêuticos (CNF2024), que se realiza entre 23 e 25 de novembro, em Lisboa, foi eleito para a direção da maior organização europeia dedicada ao cancro, a European Cancer Organization (ECO), que agrega outras 42 organizações representantes dos profissionais de saúde e dos doentes oncológicos.
A eleição de Rui Medeiros ocorreu na última Assembleia Geral da ECO, realizada no final de novembro, sendo o primeiro português a integrar a direção daquela que é uma das mais importantes organizações europeias ligadas à luta contra o cancro. Os novos órgãos assumem os destinos da organização no mandato 2024/2025.

Investigador e professor universitário, Rui Medeiros coordena o Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do Instituto Português de Oncologia do Porto. É doutorado e mestre em Oncobiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com agregação pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Membro do Conselho de Administração do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), desde 2006, onde assume também a direção do Departamento de Investigação.  Desde 2020, assume também a presidência da European Association of Cancer Leagues (ECL). Ao longo do seu percurso académico e profissional desenvolveu estudos pioneiros nas áreas dos vírus, vacinas e cancro, farmacogenómica e medicina personalizada, biomarcadores de metastização de resposta a terapia. Membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Papilomavírus e membro de conselhos consultores e científicos de várias organizações nacionais e internacionais.

No final deste ano, Rui Medeiros foi nomeado pela Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos como presidente do CNF2024, agendado para 21, 22 e 23 de novembro de 2024, no Centro de Congressos de Lisboa.