SIMPÓSIO CIENTÍFICO "O Futuro Hoje: Novas Terapêuticas Moleculares e Biológicas”
A constante evolução e inovação em Saúde deve ser acompanhada e contar com a participação e intervenção ativa dos Farmacêuticos.

O campo das terapêuticas moleculares e biológicas avançadas é um campo em acentuada progressão, com um enorme potencial clínico em diversas áreas terapêuticas, no qual o farmacêutico terá, imperiosamente, um papel de destaque.

As oportunidades e desafios destas terapêuticas foram alvo de discussão, no passado dia 21 de outubro de 2023, no Auditório Maria Odette Santos-Ferreira, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, durante o Simpósio Científico da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, subordinada ao tema "O Futuro Hoje: Novas Terapêuticas Moleculares e Biológicas”. O papel do farmacêutico nas fases pré-clínica e clínica foi debatido, numa visão interdisciplinar e focada na pessoa que vive com doença.

Reveja a Sessão

Aceda à galeria fotográfica

Livro de Abstracts

Consulte o Livro de Abstracts - Simpósio Científico O Futuro Hoje - Novas Terapêuticas Moleculares e Biológicas.

Patrocínios

Edições anteriores

Dia: 26
 de novembro de 2022
Tema: "Saúde Mental: Uma Prioridade global para a sociedade”.
A discussão foi centrada sobre a influência que o triângulo Escola-Família-Sociedade exerce na Saúde Mental
da pessoa ao longo do seu ciclo de vida, bem como a intervenção que o Farmacêutico pode ter neste domínio.
Patrocínios: Sanofi, Lundbeck, Teva, Pharma Kern

Dia:
09 de outubro de 2021
Tema: "Lições de uma pandemia para o futuro do sistema de saúde e da sociedade”.
A discussão foi centrada sobre a resposta dos sistemas de saúde e da sociedade à pandemia causada pelo
SARS-CoV-2, mas principalmente sobre alguns dos desafios globais em Saúde nas próximas décadas.
Organização: Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.
Patrocínios: Roche, MSD, Jassen, Lilly, Pfizer, abbvie, Gilead.
Programa: Veja o programa aqui

Dia:
26 de outubro de 2019
Tema: "Doenças Neurodegenerativas: O que nos traz o futuro?”.
A discussão foi centrada em três doenças neurodegenerativas: Alzheimer, Parkinson
e Esclerose Múltipla, discutindo-se as oportunidades inerentes à implementação de inovações
terapêuticas e os desafios no acesso às mesmas.
Local: Auditório Maria Odette Santos-Ferreira (FFULisboa)Patrocínios: Bial, Biogen, Merck, Roche.

Dia: 7 de julho de 2018
Tema: "Oncologia: Promessas & Realidades”.
Local: Auditório Maria Odette Santos-Ferreira (FFULisboa)
Patrocínios: Novartis, Servier Oncology, Gilead.

Dia: 1 de julho de 2017
Tema: "VIH/SIDA: inovação e acesso”.
Local: Auditório Maria Odette Santos-Ferreira (FFULisboa)