Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

15.ª Jornada de Recolha de Medicamentos a 16 de março

14 Fevereiro 2024
15.ª Jornada de Recolha de Medicamentos a 16 de março
O Banco Farmacêutico organiza anualmente a Jornada de Recolha de Medicamentos, apelando à doação de medicamentos e outros produtos de saúde nas farmácias aderentes. Este ano, a iniciativa decorre a 16 de março (sábado) e as inscrições para voluntários, farmácias e instituições de solidariedade social estão abertas a té 1 de março.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) é uma das entidades parceiras deste projeto da Associação para a Assistência Farmacêutica, que, ao longo destas catorze edições, angariou cerca de 125.500 medicamentos e produtos de saúde para mais de uma centena de instituições de solidariedade social.

Os utentes podem assim adquirir medicamentos não sujeitos a receita médica identificados pelas instituições para entrega a pessoas em situações mais vulneráveis e com reais necessidades. Apenas podem ser doados medicamentos e outros produtos de saúde adquiridos nas farmácias aderentes, que correspondam a uma manifestação de necessidades feira pelas instituições.

O Banco Farmacêutico nasceu em Itália, numa colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia, com a primeira Jornada de Recolha de Medicamentos realizada em dezembro de 2000. Ao longo da última semana, entre 6 e 12 de fevereiro, realizou-se a 24.ª edição, que contou também com o apoio do Papa Francisco, desfiando todos os italianos "a deslocarem-se a uma farmácia e doar um medicamento para ajudar realidades caritativas e assistenciais que oferecem gratuitamente a cura a pessoas em condição de pobreza sanitária”.

Em Espanha, o projeto nasceu em 2007 com o mesmo propósito de apoiar as populações mais desfavorecidas no acesso ao medicamento.

Participe na 15.ª Jornada de Recolha de Medicamentos. Faça a sua doação!

>>> Saber mais...

>>> Inscrições Voluntários...

>>> Inscrições Farmácias...

>>> Inscrições IPSS...  

>>> Donativos...