Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Abstract do Berc-Luso publicado no BMJ Global Health

21 Dezembro 2023
O trabalho de avaliação do projeto BERC-Luso nos países africanos lusófonos foi publicado no British Medical Journal (BMJ) Global Health, na sequência da participação no Fórum do Euperan and Devolpping Countries Clinical Trials Partnership (EDCT). O trabalho faz uma retrospetiva do impacto legislativo, educacional, formativo, institucional do projeto.

Desde 2018, o BERC-Luso tem promovido e divulgado as melhores práticas internacionais, que garantem a proteção das populações e a saúde pública, permitindo que a investigação científica prossiga a sua atividade respeitando os valores éticos e culturais à luz da legislação internacional e nacional.

Em todos os países parceiros, foi alcançado um elevado nível de sucesso através do cumprimento de todo os objetivos estabelecidos no início do projeto. Dos 57 indicadores definidos para o conjunto dos cinco países, quase 65% foram totalmente preenchidos e cerca de 35% parcialmente concluídos.

A análise por país revelou diferentes graus de sucesso (de 60 a 95%) e, globalmente, foi alcançado um elevado nível de sucesso (quase 80%) através da análise do roteiro e dos indicadores. No total, foram desenvolvidas 311 atividades, com impacto em pelo menos 3848 profissionais de diferentes origens. Foram ministradas mais de 172 horas de formação e o projeto registou uma grande divulgação através dos meios de comunicação social em pelo menos seis países.


Clique para aceder ao Abstract.