Ana Paula Martins assume presidência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

01 Fevereiro 2023
O novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente, tomou posse esta quarta-feira, 1 de fevereiro. A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) entre 2016 e 2021, Ana Paula Martins, é a nova presidente da instituição, que terá ainda como diretor clínico o médico Rui Tato Marinho. José Abrantes, enfermeiro diretor, André Ferreira e Catarina Baptista, como vogais executivos, completam a composição do novo Conselho de Administração do CHULN
O novo Conselho de Administração do CHULN foi proposto pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, e designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças.

A farmacêutica Ana Paula Martins e os restantes membros do Conselho de Administração iniciam agora um mandato de três anos. "O Ministério da Saúde está confiante de que o novo Conselho de Administração reforçará a capacidade de gestão desta importante unidade do SNS, aproximando-a das necessidades dos utentes e das aspirações dos profissionais”, refere a tutela em comunicado.

A nova presidente é indicada pelo Ministério da Saúde pela "vasta carreira profissional na Universidade e na indústria farmacêutica e um percurso cívico reconhecido.

"O profundo conhecimento que tem do setor da farmácia, do medicamento e da indústria que o disponibiliza constituirá um contributo adicional para que se possam tomar medidas no caminho da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no Centro Hospitalar em que a despesa em medicamentos ultrapassou, no ano de 2022, os 191 milhões de euros”, diz ainda o comunicado.

Ana Paula Martins declarou o "enorme prazer" e "grande responsabilidade" por assumir a liderança do CHULN. "Um projeto de pessoas para as pessoas. O nosso compromisso é com a qualidade, a inovação e a humanização na prestação de cuidados de saúde. A nossa ambição é reforçar o prestígio deste grande Centro Hospitalar e dos seus profissionais. Nada é mais importante para nós do que o bem estar das nossas equipas", afirmou numa nota publicada na página eletrónica do CHULN.