Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Bastonário em congresso de farmacêuticos dos cuidados de saúde

05 Março 2024
A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) realizou o seu V Congresso Nacional, nos dias 2 e 3 de março, em Évora, sob o tema “Ventos de Mudança”. O sistema de saúde português e o seu potencial de internacionalização foram alguns dos assuntos em análise durante o evento, que ficou também marcado pelo debate com a participação do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), representantes dos partidos políticos e das associações de doentes.

"Os farmacêuticos como escudo da segurança dos cuidados de saúde” foi o mote para o debate promovido pela SPFCS sobre a intervenção dos farmacêuticos no circuito do medicamento, desde a investigação e desenvolvimento à dispensa e farmacovigilância.

De forma transversal, os representantes dos partidos políticos afirmam-se defensores do Serviço Nacional de Saúde (SNS), embora com soluções e propostas diferentes, mas reconhecendo no farmacêutico um elo fundamental na prestação de cuidados de saúde às populações.

O bastonário da OF procurou estabelecer algumas pontes entre os programas dos partidos políticos para a área da Saúde. Helder Mota Filipe começou por destacar o crescente interesse e intervenção dos farmacêuticos na atividade política, mas lamentou a falta de propostas em torno da acessibilidade à inovação terapêutica, pelo seu impacto para a sustentabilidade do SNS e crescente aumento de custos.

O representante dos farmacêuticos defendeu ainda a internacionalização da indústria farmacêutica portuguesa e uma aposta mais vincada na competitividade nacional na área da investigação dos ensaios clínicos.