Comemorações do Dia do Farmacêutico em Évora

27 Setembro 2019
A cidade de Évora recebeu ontem as comemorações do Dia do Farmacêutico 2019. A sessão solene comemorativa decorreu no Palácio Cadaval, junto ao Templo de Diana, que esteve decorado a rigor para assinalar a efeméride. Foi há 30 anos que a Ordem dos Farmacêuticos instituiu o dia 26 de setembro como Dia Nacional do Farmacêutico, coincidindo com o dia de São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica.

Mais de uma centena de farmacêuticos e representantes de entidades ligadas ao setor deslocaram-se a Évora para comemorar um dia de especial significado para toda a profissão, "o dia em renovamos os votos do compromisso que assumimos com a sociedade”, como destacou a bastonária.

A abertura do evento esteve a cargo do presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos [ler discurso], que enumerou o vasto conjunto de iniciativas organizadas este ano pela SRSRA-OF para assinalar a data.

A bastonária proferiu também um discurso alusivo aos farmacêuticos e ao sistema de saúde português, focando algumas matérias de especial relevância para a atividade destes profissionais e para a organização do nosso Serviço Nacional de Saúde [ler discurso].

Em representação do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, também ele farmacêutico, felicitou os colegas e relevou o seu importante papel no sistema de saúde, abordando também o papel da autoridade reguladora sobre alguns assuntos que têm estado na ordem do dia, como as falhas de abastecimento do mercado ou o acesso à inovação.

A sessão solene comemorativa ficou também marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a Ordem dos Farmacêuticos e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para disponibilizar aos farmacêuticos hospitalares o acesso ao registo clínico eletrónico dos utentes do SNS [ver notícia].

Na qualidade de conferencista convidada, a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, que proferiu uma conferência dedicada ao tema da "Globalização Política e o Reconhecimento da Emerência Ambiental” e, cumprindo uma tradição com três décadas, a Ordem prestou a sua homenagem a farmacêuticos de várias gerações, de múltiplas áreas profissionais e diferentes regiões do país, pelo seu mérito e prestígio profissional, por completarem 50 anos de dedicação à profissão e por obterem as classificações mais elevadas durante o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no último ano letivo.

Momentos antes do jantar comemorativo, houve ainda lugar para a atuação musical do grupo Orimi, tendo como pano de fundo o Templo de Diana, e originalidade de aliar som, luz e imagem a instrumentos e cantares da população alentejana.

Um dia de festa, para mais tarde recordar, de confraternização entre colegas e que elevou também o nome da profissão.