Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

EMA revela redução de consumo de antibióticos em animais

17 Outubro 2019
EMA revela redução de consumo de antibióticos em animais
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) publicou um relatório sobre a utilização de antibióticos em animais, que mostra uma redução das vendas superior a 32% entre 2011 e 2017, em particular nas classes das polimixinas e das cefalosporinas de terceira e quarta geração.

As conclusões deste trabalho confirmam a tendência de queda observada nos últimos anos e mostram o efeito positivo das orientações da União Europeia (UE) e das campanhas nacionais que promovem o uso responsável de antibióticos em animais, como forma de combater a resistência antimicrobiana.

Esta realidade não é, contudo, transversal a todos os países europeus. Embora 19 dos 25 países que forneceram dados relativos a 2011-2017 tenham reportados quebras nas vendas de antibióticos veterinários em mais de 5%, três países registaram aumentos de mais de 5%.

Em comunicado, a EMA adianta que "o declínio substancial nas vendas de antimicrobianos para espécies produtoras de alimentos observado em alguns países indica que ainda há um alto potencial de diminuição do uso de antimicrobianos nos outros países, especialmente naqueles em que ainda se observa um elevado consumo”.

Não obstante, a agência europeia considera também que a redução nas vendas é o resultado de esforços combinados de médicos veterinários, agricultores e outros atores do setor pecuário. Estas iniciativas inserem-se no Plano de Ação de Saúde da UE Contra a Resistência Antimicrobiana, cujo principal objetivo é preservar a eficácia do tratamento das infeções no ser humano e animais.

O relatório integra o projeto de Vigilância Europeia do Consumo Antimicrobiano Veterinário (ESVAC), apresenta dados de 31 países do Espaço Económico Europeu e da Suíça que forneceram voluntariamente informações sobre vendas ou prescrições de antibióticos veterinários para 2017.

A participação no projeto ESVAC aumentou substancialmente, de nove países em 2010 para 31 países em 2019, o que para a EMA demonstra "um claro compromisso dos países europeus em promover o uso responsável de antibióticos em animais e em reduzir o risco de bactérias resistentes em alimentos de origem animal”.

O projeto foi lançado pela EMA em abril de 2010, após um pedido da Comissão Europeia para desenvolver uma abordagem harmonizada para a compilação e comunicação de dados dos Estados Membros sobre o uso de antimicrobianos em animais.

O relatório é publicado anualmente e utilizado na definição de políticas antimicrobianas e para orientação sobre o uso responsável de antimicrobianos.

Clique aqui para aceder ao relatório.

Em 2018, também a Direção-Geral da Saúde apontou melhorias de resultados no controlo da infeção e das resistências antimicrobianas em Portugal entre 2013 e 2017. Saiba mais aqui.