Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêutica nomeada para o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância

12 Julho 2021
Farmacêutica nomeada para o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância
Maria Teresa Herdeiro, farmacêutica, professora e investigadora da Universidade de Aveiro, é um dos seis membros do Comité́ de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) nomeados pela Comissão Europeia, como perita científica independente para um período de três anos.
Criado em 2021, o PRAC é o Comité da EMA responsável pela avaliação e monitorização da segurança dos medicamentos de uso humano. 

O PRAC é responsável pela avaliação de todos os aspetos da gestão do risco de medicamentos, incluindo a deteção, avaliação, minimização e comunicação dos riscos de reações adversas. Avalia também estudos de segurança pós-autorização (ou seja, quando os medicamentos já se encontram em comercialização no mercado), emite recomendações e monitoriza a efetividade das atividades de farmacovigilância e dos sistemas de gestão do risco.

O PRAC é constituído por membros nomeados por cada Estado Membro (incluindo a Islândia e a Noruega), seis peritos independentes nomeados pela Comissão Europeia, um membro das organizações de doentes, bem como um membro dos representantes dos profissionais de saúde.