Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos hospitalares europeus apoiam recomendações sobre vacinação

07 Março 2019
A Associação Europeia de Farmacêuticos Hospitalares (EAHP) apoia a Recomendação do Conselho Europeu, adotada em dezembro, para fortalecimento da cooperação em torno da vacinação contra doenças preveníveis. Os farmacêuticos hospitalares europeus reforçam a importância da educação e formação dos profissionais de saúde na proteção dos cidadãos e realçam que o problema crescente de escassez de vacinas deve ser abordado a nível europeu, através de uma investigação sobre as suas causas e de novas soluções para prevenir o fenómeno.
Em comunicado, a EAHP apela aos governos nacionais para que ofereçam aos profissionais de saúde oportunidades de educação e formação no domínio da vacinação.

A hesitação à vacinação é uma preocupação para a associação, que acolhe com satisfação a intenção da Comissão Europeia de combater a desinformação online sobre vacinas, desenvolver ferramentas de informação baseadas em evidências e orientações para apoiar os Estados membros na resposta ao aumento das taxas de hesitação à vacinação.

O relatório de 2018 da EAHP sobre falhas de abastecimento identificou as vacinas como o segundo grupo de produtos farmacêuticos com maior em escassez no ambiente hospitalar - 43% dos farmacêuticos hospitalares participantes de 38 países europeus sublinharam problemas de escassez com vacinas contra Hepatite B, Pneumocócica, Tuberculose, Tétano e Hepatite A.

Os relatórios sobre a falta de medicamentos aumentaram em 13% desde o último inquérito da EAHP, em 2014. A associação pretende encorajar as instituições europeias a resolver o problema crescente da escassez de vacinas.

A coordenação a nível europeu é especialmente crucial no primeiro semestre de 2019, uma vez que os novos regulamentos destinados a combater os medicamentos falsificados e o Brexit podem ter impacto na disponibilidade de medicamentos, como as vacinas.