Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmacêuticos portugueses dinamizam rede europeia de cuidados farmacêuticos

14 Fevereiro 2019
Farmacêuticos portugueses dinamizam rede europeia de cuidados farmacêuticos
A Rede Europeia de Cuidados Farmacêuticos (PCNE - Pharmaceutical Care Network Europe) esteve reunida no dia 9 de fevereiro, na Holanda, por ocasião da 11ª edição da sua conferência. O evento juntou mais de uma centena de participantes de várias nacionalidades, sendo a delegação portuguesa a segunda mais representativa. O evento ficou marcado pela eleição de Ema Paulino para a direção da PCNE e pela homenagem à professora catedrática da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Margarida Caramona, a quem foi atribuído o título de membro honorário da PCNE.

Oito anos depois, Portugal volta a estar representado na direção da PCNE, dando assim o seu contributo para a evolução da prática e investigação na área dos cuidados farmacêuticos no nosso país.

No encerramento da conferência realizada na Holanda, o professor na Escola de Farmácia da Universidade de Dublin, Martins Henmam, destacou o percurso de Margarida Caramona na área da Farmacologia e a forma como sempre inspirou investigadores mais jovens. Referiu também alguns dos seus contributos para a área dos cuidados farmacêuticos, em particular o seu envolvimento num dos primeiros projetos internacionais desenvolvidos pela PCNE, o Projeto OMA, focado nos cuidados farmacêuticos aos idosos, mas também o desenvolvimento de guidelines para o tratamento da depressão e a dinamização da participação lusa nos eventos desta organização.