Farmácia/Laboratório Saúde na KidZania Lisboa com novas atividades

24 Junho 2016
Farmácia/Laboratório Saúde na KidZania Lisboa com novas atividades
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) assinaram, durante a cerimónia de lançamento do jogo “Tratar de Mim”, um protocolo de colaboração que prevê a dinamização de novas atividades e do espaço da OF na KidZania, em Lisboa.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) assinaram, durante a cerimónia de lançamento do jogo "Tratar de Mim”, um protocolo de colaboração que prevê a dinamização de novas atividades e do espaço da OF na KidZania, em Lisboa. Entre as novidades na "Farmácia/Laboratório Saúde” está o jogo "Tratar de Mim” que foi concebido no âmbito da campanha desenvolvida pela Apifarma com o mesmo nome, a que a OF e outros parceiros do setor se associaram desde o primeiro momento. A bastonária Ana Paula Martins e o presidente da associação, João Almeida Lopes, destacaram o empenho das duas entidades na promoção da literacia em Saúde, em especial junto do público mais jovem.

A "Farmácia/Laboratório Saúde”, um espaço dinamizado pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF na KidZania Lisboa para promover e divulgar a profissão farmacêutica junto das crianças, vai disponibilizar novas atividades aos seus visitantes, designadamente a possibilidade de aprender sobre o tratamento de uma ferida e a utilização de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM), a determinação do peso, estatura e Índice de Massa Corporal e a organização do Armário de Farmácia em casa.

Entre as principais novidades está o jogo "Tratar de Mim", desenvolvido pela Apifarma OTC, comissão que representa as empresas associadas da Apifarma que atuam na área dos MNSRM. A iniciativa insere-se no Programa "Tratar de Mim”, que tem como parceiros a OF, a Ordem dos Médicos, a Associação Nacional das Farmácias, a Direção-Geral da Saúde, o Infarmed e a Valormed.

Este programa visa contribuir para uma maior consciencialização da população em matéria de saúde, capacitando os cidadãos e melhorando os seus conhecimentos sobre os MNSRM. Um dos objetivos do programa preconiza o alargamento, aos mais jovens, da informação sobre saúde, nomeadamente no âmbito da promoção de hábitos de vida saudáveis e gestão responsável da sua saúde, tendo sido concebido, para este efeito, o jogo agora apresentado.

Destinado a crianças dos 7 aos 12 anos de idade e elaborado por analogia ao Trivial Pursuit, à medida que as crianças respondem acertadamente às questões, preenchem os itens da caderneta, que representa o seu armário de medicamentos. No final do jogo, as crianças podem, juntamente com os pais ou encarregados de educação, organizar o seu armário de medicamentos de casa.

O jogo foi apresentado no dia 23 de junho, numa cerimónia em que se procedeu à assinatura do protocolo entre a OF e Apifarma que reforça a colaboração entre as duas entidades na dinamização do espaço da OF na KidZania Lisboa.

Ana Paula Martins, bastonária da OF, referiu na ocasião que esta parceria evidencia um "movimento responsável de cidadania” das duas organizações, conjugando esforços na formação das gerações mais novas no que à saúde diz respeito, nomeadamente através da promoção de hábitos de vida saudáveis e de informações sobre o uso responsável dos medicamentos.

Para João Almeida Lopes, presidente da direção da Apifarma, "a educação e a saúde formam um poderoso binómio capaz de contribuir de forma decisiva para uma sociedade mais saudável e ativa, com mais anos de vida produtiva e capacidade de intervenção social e familiar."

Presente também nesta cerimónia, em representação do ministro da Saúde, Hélder Mota-Filipe, do Conselho Diretivo do Infarmed, destacou a importância do espaço da OF na KidZania, no âmbito da promoção da Saúde e também da atividade dos farmacêuticos. Do mesmo modo, saudou a criação do jogo "Tratar de Mim” por permitir ensinar os mais jovens sobre o uso correto e responsável dos medicamentos.