Farmácias e laboratórios de análises recebem 150 mil máscaras

14 Maio 2020
Farmácias e laboratórios de análises recebem 150 mil máscaras
A Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida” vai entregar cerca de 150 mil máscaras cirúrgicas em mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas espalhados pelo país.
Mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas vão começar a receber máscaras e equipamentos de proteção individual doados pelos portugueses através do movimento "Todos Por Quem Cuida”. Estes materiais vão apoiar o regresso à atividade regular das unidades mais fragilizadas pelo impacto da pandemia de COVID-19, garantindo a proteção dos colaboradores e as condições para voltar a prestar cuidados farmacêuticos essenciais para as comunidades locais.

A iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de outras instituições da sociedade civil, continua a receber, diariamente, o apoio de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a COVID-19.

Os donativos vão agora ser aplicados e distribuídos pelas farmácias comunitárias e laboratórios de análises que reportaram necessidades, validadas pelo movimento, considerando o impacto da pandemia na sua atividade regular e a equidade no acesso aos medicamentos e aos cuidados farmacêuticos.

Desde a sua criação, o movimento "Todos Por Quem Cuida” angariou mais de 1,2 milhões de euros e reuniu diverso equipamento hospitalar, para proteção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses.

Os donativos já permitiram adquirir 500 câmaras de proteção profissional ao ato de entubação, quase 200 mil máscaras (cirúrgicas e FPP2), 5,5 mil viseiras, 360 colchas e mais de 550 litros de gel antisséptico. Entre os beneficiários estão os hospitais públicos, instituições particulares de solidariedade social, entidades particulares de saúde, entre outros destinatários.

Os contributos podem realizar-se através de Transferência Bancária para a Conta Solidária "Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados:

• Conta CGD número 0646 017662 930

• IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21

• NIB 0035 0646 00017662 930 21

Os donativos em espécie e os pedidos de apoio podem ser comunicados à Comissão de Acompanhamento através dos endereços de correio eletrónico todosporquemcuida@ordemdosmedicos.pt e todosporquemcuida@ordemfarmaceuticos.pt.

O apoio destina-se a apoiar médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bombeiros, cuidadores, assistentes operacionais, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, e tantos outros, mas, também as forças de segurança, bombeiros, entre outras profissões chamadas a combater a COVID-19.

O movimento responde a um apelo nacional e materializa a resposta de todos os que desejam apoiar quem cuida, reconhecendo que esta crise só será ultrapassada com a participação, a solidariedade e a união de todos.