Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Farmácias irlandesas promoveram rastreios à hipertensão e fibrilhação auricular

20 Dezembro 2018
Farmácias irlandesas promoveram rastreios à hipertensão e fibrilhação auricular
A Associação de Farmácias da Irlanda apresentou os resultados do projeto-piloto que decorreu durante os meses de verão 68 farmácias comunitárias do país para deteção de hipertensão e fibrilhação auricular na comunidade. Em mais de 1.100 testes de rastreio realizados, cerca de um quarto evidenciaram pressão arterial elevada, sensivelmente os mesmos que foram referenciados para consulta no médico de família.

O objetivo do projeto-piloto era identificar, entre a população com mais de 50 anos, situações de risco de hipertensão arterial e/ou de fibrilhação auricular.

Os resultados do estudo mostraram que: 

  • Foi detetada pulsação irregular (possível fibrilhação auricular) em 5.5% dos participantes do piloto;
  • Em 27% dos participantes foi identificado casos de pressão arterial elevada (possível hipertensão);
  • Em 2% dos participantes foi identificado tanto pulsação irregular (possível fibrilhação auricular) como pressão arterial elevada (possível hipertensão);
  • 26% dos participantes do piloto foram referenciados para o médico de família;
  • 4% dos participantes iniciaram terapêutica anti-hipertensora e/ou para a fibrilhação auricular.

Este serviço foi percecionado como altamente benéfico tanto por utentes como por farmacêuticos, sendo de fácil implementação dentro do ambiente da farmácia.

No geral, a maioria dos participantes (83%) estavam satisfeitos com a informação que lhes foi dada pelo farmacêutico que realizou os testes de rastreio.

O piloto serviu também para aumentar a sensibilização dos participantes sobre a pressão arterial e a leitura regular da pressão arterial, sendo que 91% dos participantes disseram estar mais conscientes da pressão arterial e fibrilhação auricular como resultado da participação no piloto. Praticamente todos os participantes (98,5%) disseram que recomendariam o rastreio a um amigo e 99% disseram que estavam felizes por terem participado no piloto.

O Piloto da IPU para a deteção de Hipertensão e Fibrilhação Auricular na Comunidade demonstrou que, realizando um exame de saúde populacional padronizado para hipertensão e

fibrilhação auricular na farmácia comunitária – um local de cuidados de saúde altamente acessível – os farmacêuticos comunitários podem oferecer um benefício extremamente positivo aos participantes em termos de prevenção, deteção e tratamento inicial de suspeita de hipertensão e fibrilhação auricular.

O piloto observou também resultados globais positivos para os participantes em termos de deteção e encaminhamento dos utentes para diagnóstico e tratamento de ambas as condições, juntamente com a informação e apoio aos utentes, os quais estão de acordo com as recomendações do 2017 Sláintecare report, o HSE’s Living Well with a Chronic Condition: Framework for Self-Management Support; e o PSI’s Future Pharmacy Practice in Ireland: Meeting Patients’ Needs  report.