Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

FIP elabora relatório sobre impacto dos jovens farmacêuticos na saúde global

02 Setembro 2021
FIP elabora relatório sobre impacto dos jovens farmacêuticos na saúde global
O Grupo de Jovens Farmacêuticos (YPG - Young Pharmacists Group) da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um novo relatório sobre o impacto dos jovens farmacêuticos na saúde global.
A publicação, intitulada "Role of early-career pharmaceutical groups in global health", tem como objetivo destacar como o envolvimento dos jovens pode contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento da FIP e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O relatório apresenta os resultados de um inquérito sobre o envolvimento de iniciativas individuais de farmacêuticos em início de carreira, juntamente com estudos de caso de grupos farmacêuticos na Indonésia, Líbano, Nigéria, Malásia e Portugal sobre emergência, advocacia e resposta à COVID-19.

No que concerne ao caso de estudo português, o relatório descreve o planeamento e a implementação do "Livro Branco" da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), um documento oficial que apresenta as dificuldades que jovens farmacêuticos e a profissão enfrentam, bem como recomendações de como as ultrapassar.

O documento apresenta também o resultado da colaboração do YPG da FIP com outros fóruns de discussão de jovens farmacêuticos a nível regional, em que se destaca o webinar organizado pelo YPG-APJF-AFPLP sobre organizações de jovens farmacêuticos nos países de língua portuguesa.

"Esperamos que este relatório inspire as pessoas a criar os seus próprios grupos de início de carreira nos seus países ou regiões e também esperamos que outros grupos aprendam com este relatório e sejam influenciados a desenvolver iniciativas e a partilhar os seus resultados e conhecimento", diz Dominique Jordan, presidente da FIP.

Saiba mais aqui e consulte o relatório aqui.