Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

FIP lança novo manual de vacinação para farmacêuticos

15 Julho 2021
FIP lança novo manual de vacinação para farmacêuticos
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) lançou, esta semana, um manual de vacinação para farmacêuticos, com procedimentos, aspetos de segurança, pontos de risco comuns e perguntas frequentes.
O manual fornece orientação sobre a implementação de uma variedade de serviços de vacinação em farmácia, diretrizes sobre segurança e respostas a perguntas frequentes sobre vacinas. Esta ferramenta detalha as muitas maneiras pelas quais os farmacêuticos podem contribuir para melhorar a cobertura de vacinação, como cadeia de abastecimento e gestão de stock, armazenamento, registos e administração de vacinas, mas também dá ênfase ao seu importante papel educacional e consultivo.
 
"A defesa da vacinação deve fazer parte da prática diária dos farmacêuticos comunitários. Neste momento de crescentes níveis de hesitação vacinal, os farmacêuticos devem estar equipados com formação e ferramentas adequadas para comunicar eficazmente e fornecer recomendações baseadas em evidências às populações, a fim de apoiar a absorção da vacina ” diz o Gonçalo Sousa Pinto, editor do manual e responsável pelo desenvolvimento da prática e transformação da FIP. "Nem todas as funções descritas no manual estão abertas aos farmacêuticos em todos os países - por exemplo, o acesso dos farmacêuticos aos registros de vacinação ainda não é uma prática comum em todo o mundo - mas com este manual, a FIP visa apoiar a expansão e o desenvolvimento das funções de farmacêuticos para aumentar a cobertura vacinal em todo o mundo ”, continua. 

O manual é a mais recente ferramenta de uma série de recursos desenvolvidos pela FIP para transformar a vacinação em farmácias. Outros recursos recentes neste programa de trabalho da FIP para garantir a contribuição da farmácia para a Agenda de Imunização 2030 da Organização Mundial da Saúde e do Plano de Ação Global de Vacinas 2011-2020 incluem uma coleção de evidências e diretrizes para o desenvolvimento de serviços de vacinação, um relatório sobre as funções dos farmacêuticos na vacinação, e uma ferramenta de auto-avaliação de regulamentação para serviços avançados na farmácia nesta área.

Pode consultar aqui o Manual.